Aprender é uma tarefa complexa que envolve o sujeito como um todo e de forma específica. Conhecer demanda esforço, investimento e objetivos direcionados à aprendizagem. Nessa perspectiva, toda a aprendizagem é um trabalho dinâmico em que o aprendiz está sempre se movimentando, construindo e reconstruindo seu universo pessoal e grupal, exercendo um ato de compreender o mundo.
Nos dias de hoje, em que as sociedades estão cada vez mais centradas na escrita, ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever tem se revelado condição insuficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. Percebe-se ser preciso ir além da simples aquisição do código escrito: é preciso fazer uso da leitura e da escrita no dia-a-dia e assim, assimilar a função social dessas duas práticas
As instituições educacionais devem tornar acessíveis elementos de cultura que enriqueçam seu desenvolvimento e inserção social. Desta maneira, oferecer às crianças condições para a aprendizagem que ocorram nas brincadeiras ou aprendizagem orientadas pelo professor.A Educação Infantil, além de oferecer serviços de cuidados básicos à criança, proporciona ao desenvolvimento integral do aluno em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, favorecendo a aquisição de experiências amplas e diversificadas.
Conclui-se este estudo com a certeza de que se faz necessário que o educador compreenda quão fundamental é a presença do vínculo afetivo entre professor-aluno, tendo em vista que a partir das interações afetivas, o aluno se sentirá estimulado a aprender os conteúdos apresentados em sala de aula. Por ser uma fase marcada pela descoberta do mundo, torna-se momento propício para motivar, desenvolver e orientar as crianças na busca do aprendizado e aquisição do conhecimento. Onde a utilização de diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, oral e escrita, propicia à criança a oportunidade de fazer uma leitura positiva de si mesma, capacitando-a a estabelecer vínculos afetivos saudáveis e estimula a expressão de suas emoções, pensamentos e necessidades.