A era da tecnologia chegou, e os aparelhos tecnológicos estão presentes em toda parte, facilitando a vida das pessoas e otimizando o tempo nas atividades do dia-dia. Essa nova fase não chegou apenas na vida dos adultos, como também para as crianças adolescentes, mantendo o contato constante com aparelhos tecnológicos.
Hoje não é difícil de ver um bebe brincando com um celular, as crianças são inseridas no mundo tecnológico cada vez mais cedo. A autora LANGE, descreve essa situação em um de seus artigos, “Muitas crianças de hoje nascem num mundo envolto em tecnologia e se relacionam intensamente com ela, seja na figura da Tv, computador, celulares, videogames ou de tantos outros […]”
Quando chegam à escola ainda não possuem o letramento, mas sim noção básica de tecnologia, tv, game entre outras coisas. Isso pode gerar novos olhares e pontos de perspectivas e ajudar no ensino do letramento, não dispensando o ensino tradicional, mas agregando e complementando atividades.
Promover a formação
Facilitar o ensino, mas também pode atrapalhar, pois algumas crianças às vezes pelo excesso de utilização dos meios acabam se tornando crianças dispersas e com dificuldade de concentração. Para isso é necessário um mídia educador com experiência para lidar com essas situações da melhor maneira e mediar essa inserção da tecnologia dentro de sala para agregar na educação e conscientizar dessa publicidade constante.
Com adolescentes e jovens a abordagem é diferente, pois esses jovens já estão inseridos nesse mundo há mais tempo e dominam assuntos tecnológicos, dessa forma a melhor maneira de inserir em sala de aulas é propor atividades com os aparelhos em que os mesmo possam utilizar para aprender. Buscar também novidades não só para a prática, mas também no campo teórico.
Um bom exemplo de atividade que pode auxiliar essa inserção as tecnologias e despertar o lado cidadão dos alunos é propor a produção de um jornal, produzidos pelos mesmos e com uma temática comum entre eles, e que esteja relacionado com a comunidade. Dessa forma o mídia educador instiga a participação dentro de sala de aula com as tecnologias, e traz ideias de transformações para a comunidade.