O folclore brasileiro é um conjunto de todas as manifestações culturais do nosso povo, como os costumes, as danças, as lendas, as histórias, as comidas típicas, os contos, os ditados, as brincadeiras, os provérbios, as festas populares, o artesanato etc. O nosso folclore teve influência da cultura indígena, europeia e africana, resultando em uma rica diversidade cultural, existente aqui no Brasil. Porém, ele vem sendo esquecido e junto com ele a nossa identidade cultural, que é de tamanha riqueza, e por isso, devemos valorizá-lo e preservá-lo. Mas, por que as pessoas não valorizam o folclore brasileiro?
Atualmente, o folclore ainda se faz presente dentro do nosso dia a dia, por exemplo, quando uma pessoa espirra e falamos “saúde”, o carnaval, a festa junina. No entanto, com o cenário da globalização, outras culturas acabam “desvalorizando” a nossa, na medida em que permitimos que outras comemorações ou aspectos influencie no nosso cotidiano, como por exemplo, a comemoração do halloween, que não faz parte da cultura brasileira.
As pessoas acabam dando mais valor a outras culturas, do que a nossa própria cultura, e dessa forma, o folclore vai se perdendo. Precisamos analisar que o folclore é de extrema importância, pois resgata e enfatiza a riqueza cultural brasileira. É interessante destacar, o fato de que as pessoas ficam querendo resgatar a cultura de outros países, sendo que no nosso país, já encontramos um folclore bastante diversificado e rico.
Podemos perceber isso, na palestra de Ariano Suassuna, onde uma mulher pergunta pra ele se ele já foi a Disney e ele diz que não, que nunca saiu do Brasil. Daí, Ariano questiona a plateia, qual a necessidade de ir para Disney, se dentro do nosso país, já existem lugares incríveis para visitar, mas que muitas vezes, não são valorizados como deveriam, pois o povo prefere dar importância aquilo que não faz parte da cultura delas.
Se já temos o Saci Pererê, o Curupira, a mula sem cabeça, aqui no Brasil, por qual motivo temos que comemorar o Dia do Seu Patrício, da Irlanda? Então, precisamos dar valor aquilo que nós temos, a nossa cultura, e não aquilo que nos influencia por estar na moda e que faz parte da cultura de outro país.
Conclusão
Em virtude do que foi mencionado, percebe-se que nós necessitamos, urgentemente, buscar resgatar o nosso folclore e saber preservá-lo, com o objetivo de enfatizar a diversidade e a riqueza da nossa cultura e de manter viva a história cultural do Brasil. E também ir passando de geração em geração, para que os nossos filhos e as gerações futuras saibam os nossos valores e tradições. Não podemos permitir que a nossa marca, a nossa identidade que nos distingue dos demais, simplesmente desapareça. Não podemos abrir mão da nossa maior riqueza que é o folclore. “A cultura é a alma do povo!”