Intolerância Religiosa pode se dizer que é um acontecimento comum se analisarmos ao longo da história da humanidade algum grupo já sofreu com ela, essa discriminação se dá ao fato de que algum grupo religioso se coloca como superior ou prega a sua verdade, discriminado, rejeitando ou até ofendendo outras crenças, um exemplo clássico se voltamos no tempo na época do Império Romano, onde cristão eram perseguidos pelo Império Romano por considerá-los uma ameaça ao poder. Posterior a isso após o cristianismo ser aceito e legalizado,o mesmo passou a discriminar judeus, pagãos e muçulmanos. Avançando um pouco mais no tempo podemos citar a perseguição a Judeus na segunda guerra mundial, século XX.
A intolerância religioso se espalha na atualidade principalmente em territórios onde se pratica Islamismo. Um exemplo é o ataque citado na descrição do tema, o ataque à revista Charlie Habdo onde várias pessoas foram mortas tal ataque devido a uma publicação da revista onde islamista entenderam como zombaria á sua Religião e retalharam.
Intolerância religiosa no Brasil
No brasil, a intolerância religiosa já acontece desde da chegada dos Portugueses em 1500, onde os povos nativos foram obrigados a esquecer com o uso de violência se necessário suas crenças tradições e elementos culturais. Os escravos de origem Africana tiveram suas crenças e religião manipuladas, porém devido a sua resistência e seus costumes de cultuar deuses e orixás por meio de santos católicos, conseguiram manter suas crenças e religião. O livro intolerância religiosa do autor Sidnei Nogueira mostra um histórico de intolerância religiosa no Brasil como atitudes ofensivas a crenças, rituais e práticas religiosas consideradas não hegemônicas.
Mesmo com a Lei n° 11.635 lei contra a Intolerância Religiosa, o grande preconceito contra religiões africanas é frequente onde seguidores dessa crença são vítimas de ataques e vandalismos, o mesmo acontece com religiões evangélicas e espíritas. A constituição brasileira cita que o Brasil é um país Estado Laico ou seja, o páis é neutro em relação a religião. A falta de respeito em aceitar diferentes crenças e culturas se dá ao fato de tanta violência.