Para a escola esta forma de ensinar é essencial, não apenas pela busca de métodos melhores, estimulantes, mas também pela forma integral buscando a formação do aluno-cidadão, afinal o resultado imediato a ser percebido é uma aprendizagem com grande amplitude em todas as dimensões do ser humano
CONSIDERAÇÕES FINAIS
No decorrer do presente trabalho procurou-se adentrar em uma reflexão sobre a importância da ludicidade na educação infantil. Foi possível demonstrar que a brincadeira é extremamente importante para ao pleno desenvolvimento da criança, afinal, criança que brinca aprende brincando.
A escola deveria estar inquieta e sempre aberta a reflexões sobre a ludicidade. Não apenas como complemento, mas como ponto de ignição do trabalho didático-pedagógico. Não se pode fugir da ideia de que é competência da educação infantil proporcionar aos seus educandos um ambiente com atividades lúdicas diversas. Em meio a pais e responsáveis cada vez mais atarefados e sem tempo para os filhos, talvez apenas na escola seja o local onde a criança será incentivada a brincar e isso poderá ser um diferencial para toda a sua vida.
O presente trabalho permitiu compreender que a ludicidade ao ser trabalhada na educação torna-se significativa à criança, pois a faz uma pessoa social, parte de um grupo, construindo e compartilhando conhecimentos. É por esse processo que se constrói a autonomia da criança, pelo convívio e internalização daquilo que é feito em grupo de forma lúdica.
Cabe ressaltar que colocar a ludicidade em pratica passa longe de um amontoado de brincadeiras desconexas com a realidade. Ela é uma forma de encarar a didática e a pedagogia por olhares transformadores diferentes do status quo vigente na educação atual.
É necessário que o educador saiba adentrar o mundo infantil, seu desejos, suas vontades, seus anseios mais profundos e a partir daí traçar metas para o trabalho lúdico. A literatura estudada demonstra que quando o educador imerge a criança no lúdico, mais alegria, espontaneidade, criatividade, autonomia e afetividade ela irá demonstrar, sendo coparticipante do processo educacional, espontânea, criativa, autônoma e afetiva.