Atualmente a sociedade vem sofrendo transformações de todo o tipo a medida que o tempo vai passando, havendo mudanças bastante significativas na vida das pessoas e o ensino não passa inerte à essas mudanças.
As práticas pedagógicas, no ensino médio, se limitam muitas vezes a leitura em livros técnicos. As experiências dos alunos não são exploradas, o que descaracteriza o processo ensino-aprendizagem. O ensino de física e química nos dias de hoje vem em certo declínio em virtude de vários fatores, onde o principal pode ser o desinteresse do aluno pela metodologia aplicada que não relaciona o conteúdo com a realidade do aluno. A construção de conhecimento só tem êxito quando o sujeito consegue relacionar as discussões de sala de aula com a vivência diária.
Sabe-se que nos dias atuais não é fácil mudar esse quadro, mas não se pode ficar sem fazer nada a respeito diante dos fatos, sabendo que a Física e a Química são ciências de grande importância para a melhoria da qualidade de vida do ser humano. Além disso, pesquisas mostram que estas duas matérias estão entre as que os alunos do ensino médio menos gostam e que mais tem dificuldade, tomando como base o Enem em que as notas mais baixas entre os alunos são na área das ciências da natureza.
Novas metodologias nas salas de aula
Repensar e aplicar novas metodologias na sala de aula, metodologias que sejam mais atrativas aos alunos e façam parte de sua realidade e que tem a capacidade de deixar as aulas mais dinâmicas, fugindo dos métodos tradicionais mas sem descartar os mesmo é uma saída para alcançar um rendimento maior dos educandos.
O presente trabalho tem por objetivo pontuar as diferentes metodologias que podem ser aplicadas ao ensino de Física e Química a fim de tornar o aprendizado mais significativo e eficiente, além de buscar a mudança e especialização da sociedade através da mudança dos alunos e humanização do ensino.
Averiguar métodos de ensino mais dinâmicos, contextualizados e buscar fazer bom uso das tecnologias se mostra importante para contornar a problemática em relação ao desinteresse e aversão que os alunos têm das matérias citadas no paragrafo anterior.
Este trabalho se caracteriza como explicativo e descritivo no que diz respeito a métodos de ensino capazes de serem mais eficientes e para corroborar os pontos mostrados neste artigo foram utilizados estudos de referências na área do ensino, além de livros, periódicos, hipertextos, sites, revistas, dentre outros meios para a elaboração deste trabalho.