O tomate pertence à família botânica das Solanáceas é uma das hortaliças mais importantes do mundo, tanto por questões socioeconômicos quanto pelo seu sabor e potencial nutricional. O tomate é um alimento rico em ácidos orgânicos e vitaminas, os quais são indispensáveis para a nutrição dos seres humanos . O tomate é amplamente distribuído ao redor do mundo e ocupa o segundo lugar em importância mundial.
No Brasil é uma das principais hortaliças produzidas, chegando ao mercado de maneira in natura ou processado. China é responsável por 31% da produção de tomate no mundo, sendo seguida pela Índia com 11% e pelos Estados Unidos, que produz 8% do volume global. O Brasil encontra-se na nona posição com 2,5% da produção mundial.
Segundo . Na região Nordeste, a cultura do tomate é executada principalmente por pequenos produtores rurais, tornando-a dessa forma, uma atividade de grande importância econômica para a Região, se destacando ainda mais, nos Estados de Pernambuco, Bahia e Ceará.
Em todo o mundo o cultivo de tomate é realizado em regiões tropicais e subtropicais.
Indicadores de temperatura para tomates
O tomate tem um melhor desempenho em regiões com temperaturas entre 18-23°C. Temperaturas inferiores a 12°C podem afetar a frutificação devido à maior possibilidade de abortamento de flores, além de propiciar menor taxa de crescimento das raízes e da planta. , .
Outro fator importante para melhorar o desempenho do cultivo de tomate é a qualidade do substrato que, para e (NUEZ, 2001) depende do material genético, iluminação, nutrição, suprimento de ar e água ao sistema radicular, que agem de forma simultânea, com outros fatores ambientais e antrópicos, onde deve apresentar ótimas propriedades físicas e teores adequados de nutrientes.
A utilização de adubo orgânicos, que podem ser de origem animal ou vegetal, como complemento é muito utilizada em plantações de hortaliças e oferecem um desempenho melhor para a planta. De acordo com. Existem outras vantagens na utilização de substratos orgânicos, além de serem facilmente encontrados, esse tipo de adubação não oferece risco de aparecimento de pragas que afetam o solo e consequentemente a hortaliça e que são difíceis de controlar , fornece a planta nutrientes necessários e assim evitando a carência ou excesso desses nutrientes e ainda tem a vantagem de ser de baixo custo.
Diante de tais informações objetivamos com o presente trabalho avaliar a eficiência do crescimento da Solanum lycopersicum L. var. cerasiforme, conhecida popularmente como tomate cereja, em três tipos de substratos diferentes, sendo eles de caprino, bovino e de aves. Assim como também, avaliar a incidência de pragas e doenças no cultivo, em comparação as adubações.