O Ensino de Ciencias, é de fundamental importancia para preparar cidadãos capazes de participar de alguma maneira das decisões que se tomam no campo do conhecimento cientifico-tecnologico, já que elas terminam por afetar a vida de todos. Para isto,ela deve voltar-se para formação da cultura artistica e cientifica assim como de atributos como afetividade, expressividade, criatividade, senso de empreendimento, solidariedade e espirito de grupo.
Nesse documentoo Ensino de Ciencias vem com novas perspectivas onde os problemas siociais e êconomicos, tecnologicos e mbientais, são trazidos para os conteúdos escolares em Ciências Humanas e Sociais, reforçando a percepção de Ciêcia como uma construção humana.
Nessas novas perspectivasprocuramos ilustrar as diferentes possibilidades de ações em dois sentidos: participação da comunidade na escola e também da escola na comunidade. Não seria uma tarefa facil, mas teremos desafios e podemos correr riscos, e um desses desafios consiste em superar o trabalho docente como um ato individual e buscar um trabalho de equipe nesse processo a gestão escolar tem papel fundamental, não desconhecemos as dificuldades dessa busca e tampouco a importancia de contar com o apoio das instancias superiores da administração educacional.
O futuro da educação científica
Levar “ciências para todos” que foi proposta feita pela UNESCO na década de 1980, assume nova perspectiva com a utilização de tecnologias da informação e comunicação, espaços naturais e centros de divulgações da ciências, de locais próximos ou distantes, estão disponiveis para acesso na sala de aula ou no computador da casa dos alunos. Todas essas possibilidades de abordagem do conhecimento, ou seja, o uso pedagogico da informações no mundo virtual determina a necessidade de programas de formção inicial e continuadas de profissionais da educação que levem em consideração essa nova realidade de aprendizagem.
Não há, portanto, certeza o futuro do Ensino da Ciências. Cada um de nós, professores que atuamos na formação de pessoas, através da escola e da especificidade de nossa área de atuação, devemos fazer essa reflexão: que desejamos construir? Como posso contribuir para esse projeto?
O texto que transcrevi abaixo talvez ajude a diminuir a ansiedade, embora não reduza o desafio.
“ O essencial é saber que, entre as possibilidades que o mundo oferece em cada momento, muitas ainda não foram realizadas. Uma ánalise que pretende ajudar a enfrentar o futuro deve partir desse fato simples; não se pode analisar uma situação apenas a partir do que existe. A ánalise de uma situação exige que consideremos também o que não existe, mas que pode existir, sob risco de sermos voluntaristas. É indispensável tomar como referencia aqueles elementos de construção do novo oferecido pela história do presente e ainda não utilizados.
Por tanto, o ADE- Arranjo de Desenvolvimento da Educação, ADE dos Guarás guiado pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e o Documento do Território Maranhense (DCTMA) aponta neste currículo novas perspectivas para o novo enisno de ciências paltados nas ideias contemporaneas.