Quando se fala em educação especial para alunos com deficiência auditiva, é notório o despreparo e descaso que há em relação a incluir de fato essas crianças num espaço que atenda e supra as suas necessidades. Ainda que algumas poucas escolas realizem com maestria a introdução destes alunos no ensino regular de educação, a maioria das escolas ainda não o faz.
A inclusão dos portadores de deficiência auditiva é ainda um grande desafio no nosso país. Ainda que já decorridos tantos momentos e encontros de revolução, construção e reconstrução de ideias, pensamentos e saberes, há também a carência da metodologia de ensino, onde é inegável a falta de estruturas das escolas e planejamentos escolares, sem contar com a considerada falta de iniciativas e preparo dos profissionais que atuam nesta área e principalmente das autoridades competentes. A inclusão do deficiente auditivo é de caráter de urgência e isso requer esforços de todas as partes envolvidas neste processo de inclusão e instrução.
Notada a gravidade de discutir tal tema, uma grande e séria questão é edificada: como preparar pais, professores, demais profissionais do âmbito escolar e comunidade para lidar com as necessidades e dificuldades de aprendizagem das crianças com deficiência auditiva?
Сomo tornar a educação para as pessoas surdas, mais acessível?
A concentração da ideia parte do princípio do qual o professor deveria estar suficientemente preparado para enfrentar as dificuldades, situações e dilemas que certamente encontrarão no decorrer do curso acadêmico, visto que a profissionalização do educador é tão crucial quanto seu carisma e experiência adquiridos em sala de aula.
Deveria este ter a capacidade de articular, elaborar e executar e finalmente avaliar de forma pedagógica e fundamentalmente baseada em termos legais o incremento e estabelecimento do aprendizado às crianças portadoras de deficiência auditiva.
Deste modo, a justificação desta pesquisa procede-se por acreditar que a formação e capacitação dos profissionais, mais especificamente nesta área, é de extrema importância e seriedade num todo, visto que trata-se de construção e capacitação de crianças que infelizmente não tiveram ou terão as mesmas oportunidades e atendimentos que as crianças que não possuem algum tipo de necessidade especial possuem, apesar, entretanto, de existirem leis que assegurem tais direitos.
O objetivo geral deste trabalho é de analisar e conceituar a formação, capacitação e implemento de conhecimentos dos professores para com as crianças com deficiência auditiva e como a inclusão dessas crianças devem ser concebidas e praticadas. Os objetivos específicos fundamentam-se em reconhecer a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como primeira língua dos Surdos e quais são os seus desafios, tanto como reconhecer a situação em que a mesma se apresenta diante do cenário atual; identificar as dificuldades de aprendizagem das crianças com deficiência auditiva; avaliar o processo de inclusão dos alunos portadores de deficiência auditiva e visão dos principais teóricos acerca do tema abordado.
Por meio da pesquisa bibliográfica, objetivou-se o aprofundamento do tema deste artigo: A inclusão de deficientes auditivos na escola.
Para elaboração do presente artigo, foi considerado uma extensa e minuciosa busca por teóricos, pensadores e profissionais da área, além de toda fundamentação legal versada na Lei n° 9.934/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, artigo 58 ao 60, tanto como aprofundamento e alicerce nas leis, decretos e instruções legais que garantem a inclusão e o direito à educação igualitária para todos!