Os dois filósofos Sócrates e Platão, estudam uma forma por definir a justiça. Na leitura do livro IV: A República de Platão, o contexto aborda como ponto inicial a busca de perfeição para essa polis, pois é a cidade escolhida por Platão, já que ela tinha possibilidade a ajustes às mudanças. Embora Sócrates e Patão tinham a mesma ideia em relação à perfeita, a metodologia era diferente, Sócrates buscava definir a justiça com a ideologia que para a pessoa ser feliz teria que ter um trabalho e bens material, porque para ele “cidade perfeita era que todas as classes tivessem condição do seu próprio sustento individual, … isso faria uma cidade feliz. Platão em sua lógica racional, diz que o ideal de uma polis perfeita tem que ter justiça e conhecimento coletivo a todas as classes, Platão como filósofo: segundo ele; já que uma das maiores virtudes do homem é a sabedoria.., ele reconhece a necessidade modernizar tanto a cultura como a educação, acredita que apenas haverá uma perfeita e justa no sentido real de uma reeducação para uma construção da justiça política com leis para todas as classes sociais nessa cidade.
Para se fazer adaptações necessárias e ajustes a cidade modelo, ele vai investir na educação, para que tenha harmonia entre as classes sociais o bem comum coletivo. De acordo com o texto do livro IV, o filósofo Platão define quatro virtudes fundamentais na cidade como “alma humana” imprescindíveis para a sobrevivência de uma pessoa, essa são como “virtudes cardinais e ou humanas” como norteador central da vida de um ser humano.
Ainda no que se refere à construção da justiça na polis em quanto perfeição, Platão segue sua lógica como linha principal de que a representação as três virtudes, “sabedoria/bem coletivo em sociedade; coragem/a parte sábia e a justiça”, trazendo harmonia como bem comum para a sociedade. O que dá base na compreensão da teoria de Platão é articula as virtudes como princípios primordiais da vida do ser humano, como construção da “personalidade da alma das pessoas”na representação da cidade, pois o “corpo é uma compreensão entre duas dimensões”, onde a justiça está na “organização da alma”, já que o corpo modifica e envelhece e a alma não, por ser imutável; por tanto: a articulação das quatros virtudes na polis está na “alma humana”.