Muitos cientistas que acreditam na evolução dizem que a vida começou nas margens de águas estagnadas ou nas profundezas dos oceanos há bilhões de anos. Supõem que substâncias químicas se uniram espontaneamente nessas águas, formando estruturas semelhantes a bolhas, que por sua vez formaram moléculas complexas e passaram a se duplicar. Eles acreditam que toda a vida na Terra se originou por acaso de uma ou mais dessas primeiras células “simples”.
Mas outros cientistas respeitados que também acreditam na evolução não concordam com isso. Supõem que as primeiras células, ou pelo menos seus principais componentes, vieram do espaço. Apesar de grandes esforços, até agora os cientistas não conseguiram provar sua tese de que a vida pode ter surgido de moléculas sem vida, ainda há muitas dúvidas.
O breve relato bíblico sobre como Deus criou a vida neste planeta dá ampla margem para teorias e pesquisas científicas. A Bíblia diz que Deus criou toda a vida, e que as coisas vivas foram feitas “segundo as suas espécies”. Essas afirmações talvez estejam em conflito com certas teorias científicas, mas concordam com fatos científicos já comprovados. A história da ciência mostra que as teorias vão e vêm, mas os fatos permanecem.
Cada coisa no seu devido lugar, a variedade de espécies, cores, e sem contar com a inteligência do ser humano que não pode ser comparada a nenhum outro ser vivente, é incrível admirar a beleza da natureza. Então, sim, para mim a evolução é apenas uma teoria. Não é só uma questão de religião, porque assim como alguns se esforçam para acreditar que tudo isso surgiu de uma matéria sem vida, eu prefiro acreditar na bíblia, onde há muitas mais evidências que existe um Ser maior com uma mente extraordinariamente inteligente, além da ciência não ter todas as provas concretas para a teoria se tornar um fato.