Ilusão de ótica em nosso mundo

Teoria por trás da Peça

Para muitos, a ilusão de ótica e a forma como vemos o mundo são lados totalmente opostos e apesar de parecerem distantes, é impossível viver sem que seu cérebro seja enganado por alguma ilusão de ótica, isto pode ser facilmente explicado pela Teoria da Gestalt, que é uma linha de pensamento que defende que antes de compreender as partes, é necessário compreender o todo, e por esse fenômeno ocorrer de forma espontânea no cérebro humano, conseguimos aplicar essa teoria em diversos meios da sociedade atual.

Para a Publicidade, as leis da Teoria da Gestalt são de suma importância, pois é nela que os profissionais da área garantem o sucesso de suas campanhas. Podemos observar que as maiores e mais premiadas campanhas publicitárias são baseadas nas leis desta teoria, pois, todo publicitário que se preze, garante a originalidade e resultados. Para isso acontecer, é necessário que o cérebro do consumidor se sinta instigado por determinada campanha.

As pesquisas sobre a teoria começaram a ser estudadas e elaboradas por volta do século XIX e XX. Gestalt, é uma palavra alemã que não possui tradução em nenhuma língua, porém, sua Teoria é considerada um processo de dar forma e também é conhecida por buscar compreender a percepção da mente humana, através do preceito que para entender as partes, primeiro precisamos compreender o todo.
Segundo Max Wertheimer, “o todo é maior que a soma de todas as partes”, ou seja, usando palavras de uso habitual, conseguimos ver um todo completo quando somado, porém quando vemos partes separadas, que posteriormente se transformarão em um todo, nosso cérebro não é capaz de traduzir que aquele seja o todo que será.

Mediante a formulação desta frase de Wertheimer, surgiram diversas linhas de pensamento, formulando a Teoria da Gestalt, por isso, a teoria não possui um criador somente, mas sim representantes que foram de suma importância para a sua criação, estes, concentraram-se em compreender os processos psicológicos do cérebro humano, dentre eles, a percepção. O processo em questão, disserta sobre os estímulos que a ilusão de ótica gera na mente, já que muitas vezes compreende-se algo diferente da realidade por conta do embaralhamento que ocorre.

Cada cérebro é único por isso na hora que ele tenta entender alguma imagem que primeiramente parece confusa, ele pode ser enganado, pois, começa a ver algo que não condiz com o que realmente existe. Por isso, diferentemente da gestalt-terapia que foi desenvolvida pelo psicanalista berlinense Fritz Perls, a Psicologia da Gestalt estuda todas as sensações envolvidas no espaço-forma e tempo-forma.

As leis da Teoria da Gestalt:

Desse modo, para compreender melhor essas sensações, os conceitos de super-soma e transponibilidade são profundamente estudados. Segundo os critérios envolvidos na transponibilidade, podemos perceber que independentemente dos elementos que formam determinada imagem, a forma é a que se sobressai sobre todos os outros aspectos, por exemplo, quando o ser humano visualiza uma garrafa com água, ou seja, um líquido transparente, não o vê sendo um pedaço de plástico ou de vidro, mas sim, o objeto em si e sua funcionalidade.

Em contrapartida, a supersoma explica que a soma das partes não se transforma em uma junção dos dois, mas sim de outro elemento. Tendo em vista essa narrativa, podemos observar que quando analisamos um cabo de plástico junto com um recipiente de ferro, não vemos a junção dos dois sendo cabo + recipiente, mas sim, uma panela.

Ademais isso, existem 8 leis que formam a base de toda a teoria e que são muito importantes para compreender a influência que uma imagem pode ter no cérebro. A primeira lei é a da semelhança, que explica que nosso cérebro quando observa objetos semelhantes possui a tendência a agrupá-los, o que pode muitas vezes causar anomalias nas imagens.

Diferentemente, da lei da semelhança, a lei da proximidade explica que objetos que se encaixam, o cérebro humano traduz como uma só unidade dentro da imagem. Completando essa linha de raciocínio, surge a lei da continuidade que explica que elementos próximos criam um movimento, fazendo com que nosso cérebro siga uma direção.

O cérebro humano quando vê uma imagem tem a tendência de simplificá-la ao máximo, com o objetivo de entendê-la o mais rápido possível, este ato constitui a lei da pregnância. Já quando por algum motivo o nosso cérebro não consegue entender alguma imagem por falta de elementos, ele realiza o que a Teoria da Gestalt chama de lei de fechamento ou unificação, que explica que o cérebro tem a tendência de completar os elementos que faltam na imagem, a fim de garantir sua compreensão.

As leis de Gestalt também explicam que nosso cérebro possui a tendência de separar as imagens em figura e fundo, de agrupar os elementos que compartilham o mesmo fundo e, por fim, que o nosso cérebro sempre vai tentar encontrar simetria nos objetos que observa. Essas explicações são utilizadas todos os dias em diversas áreas da sociedade, e muitas teorias foram criadas a partir desses ideais, visto que, apesar de cada ser humano possui um cérebro com características diferentes, ele possui ações padronizadas.

Ao perceber isso, Gestalt criou um postulado que explica que uma figura quando é psicologicamente percebida, está totalmente ligada às forças integradoras do processo fisiológico cerebral, sendo que o sistema nervoso central ao tentar encontrar a estabilidade, tende a organizar as imagens de forma coerentes e unificados. Essa organização é espontânea, não dependendo da nossa vontade, pois ao receber um estímulo visual o nosso cérebro recebe diversos sinais complexos que automaticamente agrupam todas as características que consideramos semelhantes, transformando essa teoria fundamental, principalmente, na área artística.

Exemplificação da Peça

Foi utilizado os padrões visualizados em campanhas publicitárias que possuíam a Teoria da Gestalt, como espelho que anulam objetos, cores que transmitem a sensação que era buscada para a peça e também campanhas de sucesso para inspirar a criação da peça, além do próprio filme, que inspirou a utilização de cartas e espelhos. Também foi tirado inspiração em cartazes antigos do próprio filme, onde por meio deles, encontrou-se sentido na ideia que estava sendo gerada.

Outro fato importante, é que para a formulação da teoria, foi usado basicamente os conceitos da Teoria da Gestalt, lendo em sites de busca que constam nas referências e pela explicação que a Professora Mariana Daltra deu em aula.

Pensando nisso, foi idealizado a campanha com o objetivo de divulgar o filme Truque de Mestre nas redes sociais de forma criativa, interativa e com fundamentos dentro da Teoria da Gestalt. O filme apresenta uma história que combina ação, roubo de banco e muitos truques de mágica, que impressionam o telespectador e causam dúvida sobre o que realmente está sendo visto, como já foi dito. Dessa forma, foi utilizada a fotografia como principal meio para alcançar a ilusão de ótica nos telespectadores, além disso, a mistura de imagens e a comunicação por cores influenciou em todo o aspecto geral da campanha.

A fotografia utiliza-se de elementos que se contrastam, como o branco e preto das roupas, para criar um ambiente harmonioso e que causam bastante efeito no cérebro de quem vê a imagem, pois essas cores são estimulantes da atenção e muitas vezes são usadas para desviar o foco da mensagem principal, colaborando com a ilusão que queríamos causar na fotografia.

O branco é a cor mais pura entre todas as cores, e foi utilizada na roupa da pessoa que segura o espelho para remeter pureza e elegância, contrastando com o seu interior que possui uma cor mais escura, predominantemente preta, que transmite a mensagem de poder. Com essas duas cores entrando em harmonia, temos a mensagem de que nem tudo é o que parece ser, porque apesar de o exterior nos trazer segurança e tranquilidade o interior possui muito mistério e joga com o nosso cérebro, que automaticamente cria dois grupos por semelhança de cores.

A primeira coisa que o nosso cérebro procura encontrar quando analisa uma foto é a simetria, e na campanha isso está presente por meio do espelho que alinha toda a região externa da foto, esse espelho também proporciona a ideia de figura e fundo, um ponto presente nas leis de gestalt, que aparecem nitidamente quando enxergamos a foto em seu todo e identificamos o espelho como figura e a pessoa segurando o espelho como fundo.

Dentro do espelho está o ponto alto da campanha, pois além de relembrar o aspecto mais marcante do filme que são as cartas, a pessoa que está em seu interior possibilita uma ilusão de ótica, instigando a atenção do público para tentar entender o que se passa na imagem e qual mensagem está sendo passada.

Utilizamos a lei da continuidade, que afirma que elementos próximos possuem a tendência de criar movimento na imagem, para fazer com que o cérebro do telespectador seguisse na direção exata, a qual o primeiro elemento a ser identificado na fotografia fosse as cartas, para que a mensagem do filme fosse passada para os telespectadores.

Dessa forma, também utilizamos a lei da proximidade para realçar a diferença entre a pessoa que está segurando o espelho e a pessoa no interior dele, fazendo com que elas não constituam o mesmo grupo, visto que, de acordo com esta lei somente elementos que se encontram próximos costumam se agrupar e a linha que é formada pelo espelho deixa clara a diferença entre os dois elementos.

A lei da semelhança também contribui para realçar a ilusão de ótica, pois o nosso cérebro, na tentativa de identificar o que está acontecendo na imagem tem a tendência a agrupar os elementos presentes nela, e isso muitas vezes pode causar anomalias. Isso explica a dificuldade que as pessoas têm para identificar imagens que tem como maior ponto a ilusão de ótica, e esta foi a intenção ao trazer esse conceito para a campanha foi para instigar as pessoas a descobrirem o que está acontecendo, resultando em uma maior atenção para o anúncio do filme.

A escrita presente na parte superior do cartaz, está presente somente para deixar claro sobre o que se trata a campanha, pois com o auxílio da escrita o cérebro consegue facilmente simplificar o que está sendo visto e encontra meios de Outras teorias em que a peça encaixa:entender o que se passa na imagem e o porquê de todos os elementos estarem onde então.

Ademais a escrita feita na arte e tendo em vista que o cartaz será divulgado em redes sociais, a legenda da publicação terá a frase “Prepare-se para mudar sua visão de mundo! Em breve nos cinemas”. Com tal legenda, a intenção é instigar a curiosidade sobre o filme e o que será revelado dentro dele.

Para completar a repercussão dentro das redes sociais, será realizado filtros para duas plataformas, o Instagram Stories e também o Tiktok. Nestes filtros, será possível a pessoa se sentir no mundo de Truque de Mestre, com uma abordagem mais misteriosa, para assim os amantes por ilusão de ótica, mágica, mistérios e os próprios fãs da trilogia do filme se sintam próximos e íntimos a peça.

Dentro do filtro exclusivo da campanha, terá diversas opções para o usuário escolher, como rostos dos cavaleiros do apocalipse, outro com o título “Truque de Mestre” e também apenas filtro para fotos com a sensação de ar pesado e com cartas de baralho jogadas ao chão que se movem conforme a utilização da câmera formando um estilo de globo de neve. Deste modo, será possível ter uma divulgação orgânica da campanha e também altas taxas de engajamento, tudo com apenas a utilização dos usuários.

Tendo em vista que a cena mais famosa do Truque de Mestre é uma em que a carta é o elemento principal e o mais instigador, o filtro que ocorre a sensação de cartas caindo pela tela (globo de neve), terá fundo sonoro de cartas mexendo, remetendo ao um bom jogo de baralho que o público ama. De tal forma, o cérebro do público, será induzido a lembrar de momentos em sua vida e também da cena icônica do filme que foi sucesso nos cinemas.

Para complementar a ação, foi decidido que seria enviado “mimos” para “blogueiras/os”, assim garantindo uma eficiência maior na publicidade e alcance de pessoas. O kit conta com uma caixa tematizada, pote de pipoca, dois copos com canudos e ingressos para comparecer na pré estréia do filme no Brasil, todos os itens serão tematizados conforme o tema ilusão de ótica e mágica. Todavia será enviados somente para influenciadores que condizem com a temática do filme e com a área cinematográfica.

 

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