As verdades de fato são aquelas que dependem de uma experiência sensorial e que só são verdadeiras dentro de um contexto determinado. Podemos citar certo exemplo; plantas sejam venenosas, é uma verdade de fato .
No pensamento grego, da verdade é “alteia”, é aquilo que não está no oculto, tal verdadeiro, é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito, é a manifestação do que é ou existe tal como é. O falso é “pesados”, o escondido, o encoberto, o dissimulado, parece ser, mas não é como parece. Então podemos dizer que a verdade seria a busca em distinguir aquilo que temos imprevisão que é verdade. Sendo assim a verdade já está evidenciada nas coisas
Na concepção latina verdade é “veritas” significando exatidão, precisão, rigor do que se refere à linguagem
como expressão de fatos acontecidos, a relatos ou enunciados que dizem as coisas ao os fatos tais como foram acontecidos. Se nos colocarmos pelo lado da concepção latina podemos observar que ela é capacidade dos seres humanos em descrever com precisão um fato. Essa concepção depende muito da forma que os fatos são narrados. Nesse ponto a verdade se trata de descrever com detalhes o ocorrido no passado
Observam-se diferenças nas duas concepções. Na latina a precisão dos fatos que são contados que vai determinar se esse fato e verdadeiro ou falso. Na grega a verdade está nas próprias coisas diferentemente da latina.
Para os Hebreus verdade é “emunah”, que significa confiança. Nesse entendimento Deus e os seres humanos que são verdadeiros, mas são verdadeiros se comprem o que prometem se não traem a confiança. A verdade aqui está relacionada com a esperança Escatológica de cumprimento do que foi prometido. Observa – se que a fé e a crença movem essa concepção de tal modo que temos que acreditar em uma verdade mesmo que sua evidência seja contraditória. No meu entendimento; essa verdade ou essa, precisa estar firmada na confiança, pois a mesma é que diferencia, das outras noções de verdade.
Apesar de muitos apresentarem meias verdades para iludir as pessoas tendo como apoio sua fé, esses fatos aparecem como verdade uma herança latina, ou mesmo na visão grega de verdade. Está sendo apresentado um fato, com apoio de algo visível. Me parece, pois, acreditar em algo que não pode ser real e o mesmo de querer que o Brasil seja um País de primeiro mundo um País sem miséria sem desemprego. Eu posso até acreditar nesse Brasil melhor ter fé, mas como acreditar em um País melhor se as evidências me mostram totalmente ao contrário?