Quando abrimos um discurso acerca de didática pensamos logo na arte do bem ensinar. Para Libâneo (1992): A didática é o principal ramo de estudo da Pedagogia. Ela
investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos em função desses objetivos.
Seu surgimento data de 1657, quando João Amós Comênius criou um movimento de reforma escolar e educacional, baseado em sua obra Didática Magna. É nesse contexto que a sistematização da Pedagogia e da Didática no ocidente ocorre.
Ainda segundo Libâneo, o processo educativo não é e nem deve ser visto como algo que acontece exclusivamente no espaço da sala de aula, vai muito mais além.
Analisando por essa óptica a didática é definida como uma teoria prática, ou seja, uma teoria que tenta fornecer as respostas e exigências da sociedade e do campo de ensino para a prática cotidiana da sala de aula. Por meio de princípios baseados na realidade concreta dessa prática, que envolve conhecimentos técnicos, que implicam em técnicas e regras sobre como ensinar. Com o passar do tempo, o termo “Didática” mudou. Hoje se refere a um campo importante da pedagogia. No processo de indicação de professores para ensinar, sugere também a adoção de formas comportamentais no processo de ensino. É também considerado um matéria básica em treinamento. Nesse processo, métodos específicos são usados para entender a estrutura de ensino de diferentes maneiras. A didática busca uma alternativa aos problemas da prática docente e é responsável por pesquisar o processo de ensino. Por meio de tecnologia e métodos, os educadores podem compreender melhor o conhecimento, para que cada aluno possa aprender, promover planos de educação e de ensino, e oferecer a possibilidade de ensinar por meio da educação, não apenas por meio do ensino.
Didática e sua aparência
Ela também busca ajudar o professor no planejamento e desenvolvimento das suas aulas, tornando seu trabalho pratico e qualitativo.
Por parte dos alunos a Didática tem grande importância, pois faz toda a diferença no ambiente escolar, ajudando principalmente na assimilação dos conteúdos.
A relação estabelecida na pratica de ensino compreende três elementos, que são: o professor, o aluno e a matéria que será ensinada.
A Didática é muito importante para qualquer profissional da educação, pois é com ela que aprende-se a como lidar com situações diversas dentro de uma sala de aula. É essencial nas estratégias de ensino, tendo o papel de transformar a teoria na pratica pedagógica.
Em consonância com a Didática o docente conta ainda com o apoio das tendências pedagógicas no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem que são os pensamentos de filósofos e autores que tratam como a educação é compartilhada. Existem dois modelos de tendências pedagógicas.
Referindo-se as tendências liberais pode-se afirmar que ela busca analisar criticamente as finalidades sociais e politicas da educação, na qual é designada como tendências conservadoras da sociedade, ou seja, quer manter a sociedade do jeito que está. Ela acredita também que o papel da escola é preparar as pessoas para desempenhar papeis sociais, baseando-se em algumas habilidades e competências.
Dessa forma, o individuo deve se adaptar aos valores e normas da sociedade, desenvolvendo sua cultura individual, ela visa preparar o aluno para a vida.
São quatro as tendências pedagógicas liberais
Tradicional: tem o objetivo de transmitir padrões e normas dominantes, com metodologia baseada na memorização tornando assim a aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva.
Renovada: consideram as fases de desenvolvimento de cada aluno, sua metodologia tem como característica os experimentos e as pesquisas.
Renovada não-diretiva: preocupa-se com o desenvolvimento da personalidade do aluno, o autoconhecimento e a realização pessoal. É marcada pelo afeto na relação entre professor e aluno.
Tecnicista: os procedimentos didáticos são administrados pelo professor, enquanto o aluno recebe as informações.
As tendências progressistas fundamentam-se no materialismo histórico, ou seja, os fins a serem atingidos é que determinam os processos e métodos de ensino-aprendizagem. Essa tendência coloca a educação como ferramenta transformadora na nossa sociedade. A mesma divide-se em três, que são:
Libertadora: refere-se a conscientização para transformar a realidade através dos conteúdos extraídos da pratica social e cotidiana dos alunos. Nessa tendência, tanto professor como alunos fazem parte do ato de educar.
Libertaria: acredita-se que a consciência politica resulta em conquistas sociais. Sua metodologia é relacionada com a vivência do grupo.
Critico-social dos conteúdos: aqui o aluno participa com suas experiências e o professor com sua visão da realidade.
Existem diferenças entre as tendências liberais e progressistas, enquanto a primeira prepara os indivíduos para atuar em sociedade baseando-se nas habilidades de cada aluno, adaptando-o aos valores e as normas sociais.
A segunda está diretamente ligada às realidades sociais dos alunos, onde os educadores tem o papel de ensinar os alunos, passando experiências próprias e sua visão da realidade.
Tendências da pedagogia
As tendências pedagógicas são de grande valia para a educação, sobretudo as mais atuais, pois contribuem para a realização de um trabalho docente mais consciente, visando à realidade e necessidade de cada um.
Sabendo quais são as principais tendências pedagógicas usadas na educação, os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua pratica pedagógica.
Uma boa didática atrelada a uma boa tendência pedagógica pode fazer a diferença no desenvolvimento educacional.