A Ucrânia é um país situado no Sudeste da Europa, é o segundo maior país do continente, depois da Rússia, com uma área de 603 700 km2. Faz fronteira com a Bielorrússia e a Rússia, a norte, com a Moldávia e a Roménia a sul, com a Hungria a sudoeste, e com a Eslováquia e a Polonia a oeste, sendo banhado, a sul, pelos mares Negro e de Azov.
As principais cidades da Ucrânia são Kiev, a capital, com 2 598 000 habitantes (2004), Kharkov (1 420 100 habitantes), Dnipropetrovsk (1 009 100 habitantes), Odessa (1 012 600 habitantes) e Donetsk (969 800 habitantes).
A população nesta república da antiga União Soviética tinha, em 2006, 46 710 816 habitantes. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 8,82%o e 14,39%o. A esperança média de vida é de 69,98 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,766 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,761 (2001). Estima-se que, em 2025, a população diminua para 43 293 000 habitantes. Etnicamente, a população compõe-se de Ucranianos (73%) e Russos (22%), entre outros povos de países vizinhos.
Nações Unidas, com o desmoronamento da URSS
A Ucrânia Ocidental é formada pelo fértil planalto da Volínia, enquanto no Norte dominam as bacias dos rios Dniepre e Donetz, com boas terras agrícolas e pântanos, é aqui que se situa a capital. As planícies situadas a ocidente de Kirovograd, têm um solo negro designado chernozem, as da parte oriental, embora menos férteis, sustentam muitas comunidades rurais. Estes solos foram em grande parte contaminados por radioatividade, após o acidente da central nuclear de Chernobyl, em 1986. No extremo Sul da Ucrânia, situam-se as planícies secas das costas dos mares de Azov e Negro. A Crimeia é uma das mais afamadas regiões turísticas do país e situa-se mais a sul. O clima é temperado continental, com invernos extremamente rigorosos.
Em termos económicos, a Ucrânia é um país bastante rico, como já foi dito anteriormente tem terras bastantes férteis e grandes reservas de recursos energéticos, tais como o ferro, o carvão, o manganês, o petróleo e o gás natural. A produção agrícola inclui trigo, cevada, centeio, milho, beterraba açucareira, semente de girassol, algodão, batatas e legumes. Na indústria, merecem referência nos ramos alimentares, de produtos metálicos, de construções mecânicas e químicos. Os principais parceiros comerciais da Ucrânia são a Rússia, a Alemanha e China.
A Ucrânia é um país com um passado sombrio, desde a sua anexação à URSS, que acabou por ter um desfecho positivo com a sua Independência, até ao acidente de Chernobyl em 1986. Muitos mais danos perduram, até hoje naquela região, que passou a ser uma zona turística, pois a maioria das pessoas que lá viviam foram embora ou morreram.
Apesar destes acontecimentos todos, as guerras civis que ocorrerem no interior da Ucrânia continuam a ser muito preocupantes. Na minha opinião, estas guerras civis neste momento estão apaziguadas, mas não estão esquecidas. Mais tarde ou mais cedo voltarão a explodir, sendo importante tomar medidas, para de forma a tentar evitar estes acontecimentos.