А conceituação de pólis e o surgimento da Grécia
De início, é necessário entender a conceituação de pólis e o surgimento da Grécia antiga para que assim, compreenda-se o surgimento da democracia ligado a estes acontecimentos. Dito isso, tratando-se de conceitos, a palavra pólis, de origem grega, é usualmente traduzida como cidade-estado.A Grécia em relação as suas características geográficas, nunca foi considerada um território, por este motivo, trata-se desta como um mundo grego. Sendo assim, tais características geográficas dificultou um maior contato entre os povos que formava esse mundo grego; por este motivo, os autores da temática trabalham com cidade-estado;
A cidade-estado , ou seja, a pólis grega, ela é idepedente, autônoma e trabalha com a noção de auto gestão, ou seja, uma cidade não depende da outra necessariarmente, o que faz com que na Grécia possua modelos de cidades diferentes.A partir disso, na Grécia existe modelos diferentes de regimento, sendo eles o modelo espartano que segue a política oliguárquica e o modelo ateniense que segue o modelo democrático.Pólis é melhor traduzida como “cidade” e quando é referida a “cidade-estado” não deve ser compreendida como a concepção moderna de Estado, a qual pressupõe uma unidade política soberana que se impõe sobre uma sociedade, regida por uma constituição.
Sendo assim,a polis tem características políticas, econômicas e militar diferente de uma cidade pra outra. Dessa forma, o que mantêm a uniâo desses povos é o compartilhamento de uma mesma cultura e uma mesma religião que antecede a formação do mundo grego. Em síntese, em sua compreensão mais simples, a polis corresponde às diversas Cidades-Estado que se formaram no território grego entre o final do Período Homérico e o desenvolvimento do Período Arcaico.
Dito isso, essas cidades-estado possuíam traços culturais semelhantes entre si, porém agiam independentes umas das outras, portanto a Grécia antiga não era exatamente um território contínuo, semelhante a um país moderno, mas sim, um conjunto de cidades políticas independentes que compartilhavam idioma, crenças religiosas e história. Tudo isso iniciou com a migração de alguns povos para a penísula-grega. Esses povos dividiam-se em famílias que habitavam diferentes regiões da penísula. Com o passar dos anos, essas famílias cmeçaram a se unir formando clãs.
O crescimento desses clãs, levou a formação das primeiras tribos da região,denominadas genos. A formação dos genos inclusive deu origem a palavra genética que explica as relações de parentesco envolvendo a hereditariedade. Do surgimento das primeiras tribos a formação das primeiras polis passaram-se cerca de 300 anos. Essas unidades políticas começaram a se formar por volta do ano 800 antes de Cristo e o surgimento delas favoreceu a conservação de hábitos e costumes praticados pelos membros dos genes. Todas as polis possuíam em seu ponto mais alto uma acrópole que funcionava como centro da unidade política. Devido à localização geográfica, era na acrópole que se localizavam os templos dedicados aos deuses e também os retiros nos quais os governantes se protegiam quando havia invasões inimigas.
A democracia
A democracia é um ideal muito importante nos dias de hoje, afinal graças a ela, temos a nossa liberdade de expressão além de, podermos escolher os governantes que nos representa. A democracia moderna defende que todas as pessoas são iguais perante a lei independente do gênero da etnia e da religião e tão importante quanto ser igual perante a lei é possui direitos iguais como por exemplo a permissão e a liberdade de votar ou de se tornar candidato a um cargo público. A inspiração para essa forma de governo atual tem base na Grécia antiga na democracia ateniense. Apesar de compartilharem características em comum as polis desenvolveram diferentes sistemas políticos.
Em Tebas havia monarquia em esparta a oligarquia. Em relação a democracia Grega, a impressão que se tem, é de que os gregos inventaram a democracia de maneira genial e harmônica, porém ocorre que nem sempre houve democracia em Atenas. No início a polis era governada pelos donos das terras, os chamados eupátridas. Esses homens emprestaram suas terras para os agricultores produzirem alimentos para subsistência e comércio do excedente. Quando o agricultor não conseguia honrar o pagamento pelo uso da terra, este tornava-se escravo para pagar sua dívida. Dessa forma, o poder dos Eupártidas cresceu, enquanto o restante do povo passou a ter dificuldades em pagar suas dívidas aumentando muito a população escrava.
Os líderes e os legisladores daquelas comunidades tentaram frear o poder dos eupátridas, propondo uma série de reformas políticas. Esses legisladores foram chamados de pais da democracia, sendo os principais deles: Drácon, Sólon e clístenes. Algumas das medidas adotadas por esses legisladores foi: o estabelecimento de um código de leis, a proibição da escravidão por dívida e a divisão da polis por região e não mais por tribos. Essas medidas favoreceram o equilíbrio entre as classes sociais dando um sentido de união as polis. As decisões com relação às questões da polis já passaram a ser tomadas por uma assembleia formada pelos cidadãos atenienses e, eles se reuniam à praça, chamada ágora e realizavam o debate de ideias a fim de solucionar alguns problemas da polis.
O principal evento para a consolidação da democracia, além das reformas anteriores de Sólon e dos Pisistrátidas, foi, sem dúvida a reforma territorial sob Clístenes, ocorrida por volta de 508 a. C. […] Clístenes tomou uma série de medidas reformatórias, principalmente no que tange à reorganização política do território da Ática mudando a organização política ateniense, que era baseada em quatro tradicionais tribos com fortes laços de parentesco entre si, que foram responsáveis pelas tiranias anteriores.
A respeito da democracia em relação ao seu conceito, cracia significa governo e demo significa povo. Ou seja, a democracia quer dizer a respeito de um governo do povo.Em relação a democracia da Grécia, discordo do seu exercício, pois, na Grécia todo cidadão poderia participar da democracia, porém só era considerado cidadão pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos e filhos de pai ateniense, o que significa pré-requisitos de exclusão e gênero. Porém a partir de 451a.c, para ser considerado cidadão em Atenas era precisa ser também filho de mãe ateniense, ou seja, tais condições visavam a excluir os estrangeiros da participação nas decisões políticas pois eles não eram considerados dignos de possuírem o poder de participação.
О processo de formação das polis
Por fim, o processo de formação das polis e também do funcionamento da democracia ateniense nos faz refletir sobre a origem da democracia atual e, compreender os processos que levaram a sua modificação. Desta forma, os movimentos sociais foram imprescindíveis para as mudanças da sociedade, pois, internamente toda a evolução política ateniense refletiu as lutas entre os vários grupos políticos, sendo os principais: os eupátridas (aristocracia agrária, dona das melhores terras, rebanhos e organizados gentilicamente); geomores (pequenos proprietários rurais); demiurgos (artesãos urbanos) e tetas (trabalhadores urbanos assalariados que tinham perdido suas terras).
Contudo, em relação as críticas da democracia, Sócrates é retratado nos diálogos de platão como extremamente pessimista a respeito de todo o processo democrático. Para Sócrates, a democracia é o último estágio antes da Tirania, nela não há um conhecimento melhor ou pior posto os lados pelo princípio de igualdade e os cargos distribuídos por sorteio. Sócrates também critica a liberdade que é o maior valor da democracia e acaba levando a insolência e anarquia. Sócrates tenta fazer o ver as falhas a democracia comparando a sociedade com o navio que, se você estivesse saindo em uma jornada pelo mar, perguntaria sócrates idealmente quem você gostaria que fosse o comandante qualquer um ou pessoas informadas a respeito das regrase necessidades envolvidas. Logo sócrates responde, porque nós continuamos a pensar que qualquer pessoa pode ser capaz de julgar quem é o líder de um país só que você quer dizer que ovoto nas eleições é uma habilidade e não uma intuição aleatória.