As teorias de enfermagem têm demonstrado um contributo fundamental para a formação de uma base sólida de conhecimento. Moyra Allen foi responsável pela elaboração do Modelo de Enfermagem Familiar (também designado por Modelo McGill – essencialmente utilizado em ambientes comunitários), orientado para a promoção da saúde no meio familiar, sendo a promoção da saúde da família o foco de preocupação. Esta promoção da saúde será feita através do processo de aprendizagem, tendo em conta que as pessoas devem participar no seu próprio processo de saúde e devem ter responsabilidade sobre as suas escolhas. Este é um modelo integrado na Escola de aprendizagem da saúde, onde a enfermeira tem como função ser o agente facilitador, estimulador e motivador da aprendizagem por parte do doente. Para obter o máximo de sucesso esta deve recorrer à negociação e colaboração com a família do utente.
A Teoria de Allen
Еstá relacionada com o paradigma da integração, no qual os acontecimentos são contextuais e multidimensionais, a parte subjetiva e a objetiva são de igual importância e as alterações consideram inúmeros fatores e prováveis relações probabilísticas. Esta tem como metaparadigmas: a pessoa, o ambiente, a saúde e os cuidados. Quanto à pessoa, esta deve ser um interveniente ativo da família com uma imensa influência sobre os membros da mesma. Assim, a pessoa e a família estão em constante interação como sistemas abertos. Relativamente ao ambiente devemos ter em conta o contexto social onde se dá a aprendizagem, esta pode acontecer em diversas situações e meios, por exemplo, na escola, em casa, etc.
Tal como em todos, também aqui a pessoa e o ambiente encontram-se em permanente interação. Por sua vez a saúde demonstra ser o componente principal da teória, não sendo nem um estado nem uma finalidade. Nesta teoria a saúde e doença são distintas, coexistindo. Sendo o conceito de saúde ideal dado como a ausência de doença e em simultâneo a comparência de elementos de saúde significativos. Trata-se de um suporte para a vida mesmo estando doente, visto que se a doença estiver controlada é possível obter o equilíbrio na saúde. Esta mostra-se também como o sistema social que contém atributos interpessoais e métodos de aprendizagem. Por último há o cuidado, que engloba a promoção da saúde do seio familiar tendo em conta a relação enfermeiro-utente.