Ao analisar o mercado atual, é visível a todos a necessidade de estabelecer estratégias em todos os âmbitos da organização para o seu desenvolvimento. Um segmento de estratégia essencial para qualquer empresa é a estratégia de marketing, que tem como principal papel chamar a atenção dos consumidores, captá-los e, por fim, retê-los.
Sabe-se que toda estratégia é um plano de ação que a organização utiliza para atingir aquilo que foi definido como meta de seu trabalho. Essas estratégias devem ser elaboradas de forma clara e precisa para que assim consigam atingir os resultados esperados. Sob um olhar minucioso, as estratégias de marketing só conseguem ser efetivas quando se respeita o cenário na qual a organização está inserida e também os clientes que irão captar a mensagem demonstrada. Com clientes cada vez mais conhecedores do mercado e suas ofertas, é fundamental que as organizações trabalhem de forma a atender suas necessidades e superar suas expectativas. Se uma empresa deseja alcançar uma vantagem competitiva, esta deve oferecer aos seus clientes algo com valor superior ao já ofertado pelo mercado.
Os objetivos da pesquisa foram: descrever as estratégias de marketing adotadas pelo Conceito Ambiente Planejado; verificar a importância das estratégias de marketing adotadas pelo Conceito Ambiente Planejado; descrever a evolução histórica da empresa; fundamentar as teorias referentes às estratégias de marketing, cliente, fidelização, captação de clientes e vantagem competitiva; verificar se as estratégias adotadas são efetivas na captação de seus clientes e se alavancam a competitividade da empresa. Com o objetivo de verificar a importância das estratégias de marketing na captação e retenção de clientes.
Nos tempos de hoje, em que tudo é compartilhado rapidamente nas redes sociais, grupos de Whatsapp e nas mesas de bares, um cliente insatisfeito pode ser prejudicial para os negócios. Conquistar um novo cliente sempre é mais caro do que manter um cliente antigo. Recuperar um cliente perdido é ainda mais caro do que atrair um novo, Por isso, cuidar para que seus clientes estejam sempre satisfeitos é fundamental. Diante de um cenário competitivo, as indústrias estão sempre em busca de novas atividades, produtos e abordagens, para trazer inovação ao mundo dos negócios. Para que as indústrias possam agir, é necessário um plano envolvendo novas idéias para que essas inovações possam ser implantadas, sendo assim busca-se verificar se a Indústria Conceito ambiente planejados.
Orientando-se por conceitos de um dos mais renomados autores Philip Kotler, este trabalho acadêmico efetivo, objetiva apresentar de maneira simples e clara um plano de marketing.
1. A empresa Conceito Ambiente Planejado
A empresa Conceito Ambientes Planejados foi criada em 30/05/2016, começamos através de divulgações em redes sociais, mas devido à grande procura que tivemos pelas redes sociais e as pessoas queriam ver o nosso produto montado para ver como era a montagem, acabamento etc. decidimos de abrir uma loja física. A empresa foi criada por mim e pelo Paulo depois de uma conversa que tivemos, como meu sogro (Claudio) já trabalhava no ramo de móveis a mais de 20 anos e eu também trabalhei em uma loja de móveis por 1 ano, já tinha experiência no ramo então foi tudo mais fácil. Completamos 3 anos de loja e já atendemos diversos clientes tanto de Xanxerê como de outras cidades próximas como Faxinal dos Guedes, Ponte Serrada, Vargeão, Bom Jesus, Entre Rios. Nosso foco principal é no ramo de móveis planejados, mas trabalhamos também com estofados, salas de jantar entre outros.
A loja Conceito Ambiente Planejado é uma rede de varejo de moveis e eletrodomésticos que vem se destacando por seus diferenciais competitivos que tem como principais características: qualidade, variedade dos produtos, atendimento, localização, preço e condições. Com o intuito de crescimento, a Conceito Ambiente Planejado busca atender as necessidades do mercado e se adaptar as mudanças. A empresa está focada na arte de comprar e vender e de dedicação ao seu público alvo, proporcionando aos seus consumidores qualidade dos produtos/serviços, condições e presteza aos serviços.
Promovendo inovações no conceito de móveis, levando ao mercado produto com design, alta qualidade e totalmente sustentáveis com o foco a satisfação do cliente nos objetivos da empresa com rentabilidade e responsabilidade ambiental.
1.1 Negocio:
“Ter desing únicos nos moveis planejados para o conforto do seu ambiente dos “sonhos”. O Conceito Ambiente Planejados surgiu com o intuito de proporcionar para toda a qualidade e bem estar em moveis planejados.”
1.2 Missão:
“Missão proposta para empresa é: “Criamos ambientes perfeitos para você e sua família com alta qualidade, proporcionando a você o que há de melhor em desing, comodidade e conforto. Conte com a qualidade dos serviços e a segurança de adquirir o que há de melhor para você. “
1.3 Visão:
“Ser reconhecida como uma organização diferenciada, que produz e comercializa móveis planejados de alta qualidade, que investe em clientes e oferece o melhor serviço, do orçamento à manutenção, procurando superar expectativas, mostrando eficiência e comprometimento com a satisfação dos clientes.”
1.4 Valores:
“Seriedade na fabricação de produtos e prestação de serviço, comprometimento com os clientes, responsabilidade ambiental, competência, inovação, atendimento qualificado, oferecimento de suporte adequado, qualificação e motivação de colaboradores, consideração das opiniões dos clientes.”
1.5 Estrutura Organizacional:
O proprietário da empresa é Paulo César Formagini. Ele é o responsável pela gerência da loja juntamente com sua esposa, Bruna Aparecida Greiner. No setor de produção o responsável é seu pai, Claudio Formagini. A loja conta atualmente com 3 funcionários.
1.6 Produção:
Toda a produção inicia-se com o pedido feito pelo cliente, que vai até a loja e expõe seu pedido. Feito isso, é apresentado um projeto. Os funcionários, então, locomovem-se até o local para medição e observação do ambiente. Com todas as informações em mãos, o projeto real é mostrado ao cliente, que pode optar por mudanças. Fechado o projeto, é definido o prazo de entrega que geralmente é de 45 dias. O projeto parte para o setor produtivo, que possui um sistema de plano de corte, passando por todos os equipamentos necessários. É realizado o acabamento, partindo para o centro de furação e a montagem das caixas.
1.7 Relação com fornecedores:
Segundo Paulo César Formagini, proprietário da Conceito Ambientes Planejados, a relação dos fornecedores com a sua empresa é excelente, apesar de ter surgido há poucos anos, e sendo o tempo um fator fundamental para a fidelização e consolidação de uma relação de confiança. Prova disso é que os fornecedores sempre fazem boas propostas para manter-se comercialmente vinculadas a Conceito Ambiente Planejados, sendo esse um privilégio de empresas tradicionais, com bastante tempo de mercado.
1.8 Atendimento:
Com um horário de atendimento bastante amplo a Conceito Ambientes Planejados recebe os clientes com a máxima cortesia, pronta para dar início a um novo projeto, preparada para conduzi-lo da melhor forma, considerando todas as observações do cliente e tirando todas as suas dúvidas. O ambiente é climatizado e o cliente pode servir-se de água e café. Passado esse contato inicial de apresentação de projeto, o atendimento ao cliente estende-se até sua residência, onde medidas são tiradas e outras informações são colhidas para a elaboração do projeto e do orçamento.
1.9 Propaganda:
A Conceito Ambientes Planejados reconhece o poder de divulgação da marca e aposta nisso para angariar novos clientes. A empresa desenvolveu um site bem estruturado, com um design bonito e eficiente, que conta com seções específicas de acordo com o interesse de quem acessa, sendo possível conhecer um pouco mais da trajetória da empresa, conferir os serviços disponibilizados, fotos de ambientes, tirar dúvidas sobre orçamento, bem como um canal para contato direto. Ainda na internet, a Conceito Ambientes Planejados mantém uma página no Facebook, ciente da importância de estar inserida nas redes sociais. Não esquecendo as formas mais tradicionais de divulgação, a empresa providenciou um outdoor na principal Avenida de Lins e também fechou um acordo com a revista Mais Magazine, para a publicação de seu anúncio em seis edições, além de produzir folders para a distribuição na cidade.