Ética e Responsabiliza de social A éticestá volt ad a para a atuação d o homem, tal como é ou deveria ser, podendo -se dizer que ela gera normas e regras com intuito d e orientar as condutas humanas em suas relações sociais e organizacionais. Entendemos por Responsabilidade Social como uma forma d e se programar soluções para os problemas sociais, cultivando um conjunto de valores e formando uma cultura interna e externa e t em como alicerce para sustent ação a ética e a C id ad ania. Pensar em responsabilidade social é pensar em ética. Como já tivemos uma base d a ét ica na competência anterior, acredito que possamos d ar mais esse passo na construção do nosso conhecimento A responsabilidade social t em como base que a atividade de negócios e a sociedade estejam interligad as.
Isso cria certas expectativas na sociedade em relação ao mod o como a organização se comport a e no mod o como ela gerencia seus negócios. A ssim, a responsabilid ad e social passa a ser uma estrat égia import ant e d as empresas que buscam um ret orno inst it ucional a partir d as suas práticas sociais. Responsabilid ad e Social, port ant o, d iz respeit o à maneira como as empresas realiza m seus negócios: os crit érios que ut ilizam para a t omad a d e d ecisões, os valores que d ef inem suas priorid ad es e os relacionament os com t od os os públicos, com os quais int eragem, não cust a repet ir O negócio basead o em prin cípios socialment e responsáveis não só cumpre suas obrigações legais como vai além. Tem por premissa relações ét icas e t ransparent es, e assim, ganha cond ições d e mant er o melhor relacionament o com parceiros e f orneced ores, client es e f uncionários, governo e socied ad e.
O u seja, quem post a em responsabilid ad e e d iálogo vem conquist and o mais client es e o respeit o d a socied ad e D iretrizes para implementação d a Responsabilid ad e Social nas Empresas. A responsabilidade social é muito mais d o que um conceito. É um valor pessoal e institucional que serelete na atitudes d as empresas, d os empresários e detodos os seus funcionários. Para muitas empresas exercer responsabilidad e social é simplesmente fazer doações e desempenhar ações d e f ilant ropia. Tais empresas a penas praticam ações de responsabilid ad e social e, em muit os anos, d e f orma esporád ica e casual. Exist em sete d iret rizes para a implant ação d a R esponsabilid ad e Social nas organizações: • A d ot ar valores e t rabalhar com t ransparência. • V alorizar empregad os e colaborad ores. • Fazer sempre mais pelo meio ambiente.