A utilização de calculo na área farmacêutica é de grande importância, pois com a aplicação dos fundamentos matemáticos podemos medir a quantidade certa do medicamento para o paciente. Segundo Coren (2011), os fundamentos aritméticos e matemáticos são um auxiliador na prevenção de erros relacionados ao preparo, dosagem e manipulação dos medicamentos.
As unidades de medidas para os fármacos são essenciais para fornecer doses corretas dos medicamentos aos pacientes no que inclui executar cálculos necessários para o melhor tratamento.
Ansel e Stoklosa (2008) relata os cálculos utilizados na área farmacêutica os quais são: Dosagem de fármacos, regimes de dosagem, taxas de administração de medicamentos, e adesão do paciente ao tratamento prescrito; taxas de absorção dos fármacos, distribuição corporal, metabolismo e excreção; formulações farmacêuticas e produções de lotes de várias quantidades; prescrições e ordens de medicação que requerem manipulação; dados de testes físicos e químicos e ensaios para o controle de qualidade de formas de dosagem e sistemas de liberação de fármacos; pureza química, características físicas e atividade biológica de fármacos e substâncias farmacêuticas.
3 método de trabalho
De acordo com Thompson (2013) há 3 métodos de aplicação geral para vários tipos de problemas: Razão e Proporção, Análise Dimensional e Fórmulas Matemáticas. Com isso observamos que a matemática está presente em tudo o que um farmacêutico faz, pois diariamente um farmacêutico que trabalhe na parte de controle de qualidade, por exemplo, lida com cromatógrafos, espectrofotômetros, polarímetros, titulação, análise calorimétrica exploratória diferencial, resistência de comprimidos, concentrações em soluções e pH, concentração em sólidos, interpretação de gráficos, relação entre excipientes e ativos, entre outos. Na farmácia de manipulação são realizados cálculos em todos os processos, que envolve desde a quantidade de matéria-prima a ser adquirida, o cálculo do preço da formulação, o estoque, os fatores de correção e diluição que muitas substâncias têm, além de todos os cálculos envolvidos no preparo e controle de qualidade dos produtos finais. Qualquer desvio ou erro nestes processos podem ocasionar prejuízos à empresa, ao consumidor ou ambos.
A matemática não deve ser tratado como disciplina isolada, mas interligada com as teorias e praticas existentes na formação do profissional farmacêutico.
Durante os estudos de medicamentos centraliza-se a observação e interpretação as fórmulas farmacêuticas, a composição, a posologia e o modo de usar. Nestes campos, podemos notar a presença de grandezas e relações matemáticas. Podemos mencionar: a quantidade de comprimido por caixa e principalmente a dosagem diária a ser ministrada. O cálculo para administração de medicamentos deve ser feito com muito cuidado e atenção, pois a dose deve ser precisa. No caso da prescrição médica temos o sistema métrico de medidas e sobre a precisão da medida peso. Por exemplo,uma solução sempre vem acompanhada de uma colher graduada ou um sulco dividindo-se ao meio.
Enfim, na profissão de farmácia, a matemática é utilizada em toda parte e a todo o momento.