Globalmente as Doenças transmitidas por Alimentos causam imensuráveis perdas econômicas. Além disso, caracterizam um problema de saúde, frequentemente em países industrializados e com grande incidência no Brasil. Em geral, os surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos estão relacionados com mudanças de hábitos alimentares, falhas na higienização de matéria-prima, ineficiência ou inexistência de boas práticas de fabricação e a ingestão de água contaminada, especialmente da população brasileira, e também nos recursos disponíveis para o tratamento da saúde.
As Doenças Transmitidas por Alimentos são ocasionadas pelo consumo de alimentos ou ingestão de água contaminados por microrganismos patogênicos. As DTAs podem ocorrer de três formas: toxinfecção, infecção e intoxicação. A principal ocorrência da contaminação dos produtos alimentícios deve-se a falhas de higienização da matéria-prima, utensílios e ambiente de processamento. Além disso, as bactérias são o grupo microbiano mais relacionado com as DTAs, pois apresentam relevante capacidade adaptativa a condições ambientais diversas e variável virulência. Neste contexto, as bactérias, possuem alta habilidade de causar prejuízos à saúde humana.
Os alimentos possuem uma microbiota própria, e essa está intrinsecamente relacionada ao meio ambiente, formas de cultivo (origem vegetal) e criação (origem animal). Nesse cenário, pode-se citar alguns exemplos:
a) Salmonella: é encontrada principalmente em ovos, carnes, leite e queijo, crus ou mal cozidos;
b) Bacillus cereus: é ocorrida por meio do consumo de cereais, leites e derivados não pasteurizado, carne não cozida, verduras e legumes frescos ou cozinhados e armazenados em temperaturas insuficientes;
c) Escherichia coli é transmitida por meio do contato com alimentos contaminados por esse patógeno, seja por meio do consumo de alimentos mal preparados, como carne mal passada ou salada, ou preparados com ausência de cuidados higiênicos, ingestão de água pouco tratada ou sem nenhum tratamento;
d) Helicobacter pylori é considerada a principal causa de gastrite crônica ativa, muito comum, sua transmissão ocorre pela saliva, água ou alimentos que tiveram contato com fezes contaminadas. Assim, este trabalho tem por objetivo a transmissão de conhecimento sobre Doenças Transmitidas por Alimentos para a comunidade dos municípios.