Introdução:
No contexto do atendimento as urgências e emergências, muitos são os questionamentos diante da participação do profissional enfermeiro e da equipe de enfermagem frente ao paciente que necessita de cuidados intensivos. A participação do profissional de enfermagem em situações que envolve a emergência é de extrema importância, resta então, compreender os aspectos e situações relacionadas ao serviço, que por meio da legalização do sistema Cofen/Coren, em relação ao exercício profissional nº 7.498/1986, assegura a participação do profissional e a implementação dos cuidados de enfermagem em urgência e emergência, de maneira científica e com base em competências exclusivas da classe profissional.
Objetivo:
Demonstrar a importância do papel do profissional de enfermagem dentro da sala de emergência, que através do seu conhecimento técnico cientifico, planejamento do cuidado e da experiência, contribui para a implementação de práticas que são de sua competência legal a pacientes no âmbito de urgência e emergência.
Metodologia:
O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa, realizada por meio de levantamento retrospectivo de artigos científicos. Essa busca foi realizada em estudos indexados nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SCOPUS e SCIELO. Os artigos selecionados são referentes as atribuições e planejamento do Enfermeiro na área de urgência e emergência, onde os critérios de inclusão foram: artigos publicados na íntegra, no período entre 2010 a 2020, que continham algum dos descritores selecionados. Foram encontrados 20 artigos com a temática proposta, destes somente 6 foram selecionados.
Resultados:
Notou-se que é importante o papel do enfermeiro ao responsabilizar-se pela gestão do cuidado e/ou de serviços de enfermagem, lhe requer planejamento, organização e proatividade nas ações. Assim como conhecimentos, habilidades e atitudes compatíveis para o exercício. Já que impactam diretamente na qualidade e segurança dos processos assistenciais.
Conclusão:
Foi possível identificar através das discursões propostas que, a enfermagem em sua pratica dentro da equipe de urgência e emergência atua de maneira a contribuir na melhoria e bem estar do paciente crítico. Estabelecendo junto com a equipe multiprofissional o seu papel a nível de planejamento e da sistematização da assistência.