Para o profissional de educação física, necessárias tomadas de decisões importantes para seus alunos, atletas ou para clientes de decisões importantes, que exige estratégia, planejamento e análise de desempenho de aplicações que visam melhorar os resultados do planejamento de atividades ou exercícios físicos requer uma avaliação. Com ele, você pode descobrir como as pessoas podem ser no momento, e os resultados desta avaliação, pode-se prescrever a intensidade e volume dos exercícios específicos para cada aluno, atleta ou cliente individualmente.
Verificação de aptidão física
É extremamente importante fazer uma avaliação física, pois através dele é possível verificar a aptidão física dos alunos, atletas e clientes, e, portanto, você será capaz de obter os dados para a prescrição de treinamento mais adequado para a atividade, além disso, incluir, excluir e selecionar os exercícios físicos mais adequados para a elaboração de melhores treinos, ajuda no acompanhamento da progressão avaliada durante todo o processo de aprendizagem, através de reavaliações, e, portanto, de verificar se os seus objetivos, propostas atualmente alcançados.
Por Marins e Giannichi (1998), a avaliação física é muito importante na educação física, nem para os alunos na escola, na academia, para os atletas de renda ou mesmo para o trabalho do personal trainner, no entanto, para entender melhor a área de medidas em avaliação física, é necessário conhecer os principais pontos que são fundamentais para esta disciplina, que são de medida, teste e avaliação.
A primeira ferramenta para obter informação
A medida é caracterizada como a definição de valores, o qual é considerado como a primeira ferramenta para obter informações sobre quaisquer dados com a pesquisa, este é o método que é usado para fornecer dados quantitativos através de processos, precisa e objetiva, para a emissão de números, quantidades, o que, se você quer medir. O teste é um instrumento, procedimento ou técnica usada para obter informações, como medidas ou dados, que é um dos métodos mais utilizados em educação física, realizada de forma única ou em conjunto, no que é chamado na bateria de testes destinados a avaliação quantitativa avariáveis espetáculo. E, finalmente, a avaliação, que é um processo no qual são utilizadas as medidas que podem ser objetivas e subjetivas, para comparar os critérios desta medida determina a importância ou o valor da informação que foi recolhida para classificação avaliados (KISS, 2003).
Para Marins e Giannichi (1998), são divididos em três os tipos de avaliação, ligadas aos períodos no qual são avaliados e ao tipo de informação que são fornecidos. Inicialmente tem-se avaliação diagnóstica, que vai identificar quais os pontos forte e fracos dos avaliados, que geralmente é feito no início do programa, com objetivo de conhecer e entender a sua necessidade, para poder elaborar um planejamento de atividades, tendo como base as características do avaliado.
Já avaliação formativa é feito no decorrer de todo o processo de ensino-aprendizagem ou treinamento, informando sobre o progresso do avaliado, fornecendo informações tanto para o avaliado quanto para o avaliador, indicando se o programa utilizado está sendo bem planejado, e o final de cada processo, faz-se avaliação somativa, que vai fornecer o quadro geral referente a evolução do avaliado, fazendo a soma dos resultados das avaliações que foram realizadas ao final de cada unidade de planejamento, no qual vai ajudar o avaliador a identificar a evolução de seu avaliado, e se o seu planejamento foi realizado com sucesso.
Avaliação física é um fator primordial na área de educação física, sendo considerado de suma importância sua execução para ter êxito na elaboração de qualquer programa de treinamento e dessa forma poder planejar e conseguir melhores resultados.