1. Dividido em simpático e parassimpático, ele é responsável por alimentar os órgãos internos, os quais incluem: os genitais, a bexiga, os genitais, o coração, as glândulas e outros.
2. O simpático é encarregado de reagir nas modificações que o organismo apresenta, exemplo: nas situações de estresse ou pressão, como sinal de emergência, o parassimpático: ele vai revitalizar, trazer de volta ao estado normal, estado tranquilo do corpo, devolvendo o estado de calma da pessoa.
3. Tem a base de estrutura interna e externa. A parte externa, que é o cortex, ele geralmente pode desenvolver tumores, e tem como função produzir hormônios, com estrutura química. A parte interior da glândula adrenal é a medula que tem uma dimensão no sistema nervoso.
Os hormônios
4. Os hormônios são mensageiros químicos, secretados no sangue por células, os quais são reguladores químicos das funções celulares, e são distribuídos pela circulação, atuando somente em células alvos. Os hormônios são controladores da velocidade das reações enzimáticas, além de controlar o transporte de moléculas pela membrana celular, ele também, controla a expressão genética e expressão gênica e a síntese de proteína, já os neurotransmissores são liberados pelos neurônios, na fenda sináptica, e conecta com receptores de outra célula próxima, ou seja, ela é distribuída nas regiões mais localizadas.
5. O adeno-hipófise tem origem no tecido epitelial, já a neuro-hipófise tem o fundamento no tecido nervoso. O adeno como função, secreta os hormônios partindo da liberação e secreção de hormônios que tem passagem pelo hipotálamo no sistema nervoso, já o neuro-hipófise; armazena e secreta dois neuro-hormônios.
6. Tem expansão do hipotálamo, (região do cérebro), o mesmo, armazena e secreta. Os dois hormônios secretados são eles, a oxitocina: que atua na estimulação da musculatura do útero, ele também, auxilia em parto, com ajuda nascimento do feto, assim, como é responsável pela ejeção do leite materno, e o Antidiurético: é que importante, para com a reabsorção da água, quando elas passam pelos rins.
7. Hormônios do crescimento, prolactina Andrenocorticotropina, tireotrofina, gonadotrofinas (Folículo estimulante e Luteinizante).
8. Calcitonina, tiroxicina e triiodotironina. Impulsiona para com o suporte, no consumo do oxigênio, através dos órgãos, tem ação liberadora no organismo, também, impulsiona nos batimentos cardíacos, elevando a frequência de sangue para com os tecidos e a criação dos ossos em fase de crescimento.
9. O Pâncreas é uma glândula mista, pois a mesma, possui duas partes. O endócrina: produz hormônios, insulina e glucagon e na parte exócrina, além de secretar o suco pancreático, ele também leva ao duodeno.
10. Auante na absorção da glicose, através das células do fígado, dos músculos esqueléticos, e do tecido adiposo, já o glucagon, eleva, o teor da glicose na corrente sanguínea, e juntos, eles dão autocontrole no açúcar do nosso organismo.
O diabetes melito
12. O diabetes melito tipo 1 :ocorre de forma genética ou hereditária.
O diabete melito 2: ele causa pelo sedentarismo e pela alimentação excessiva. A secreção é alterada pelos diabetes, em graus diversificados, de resistência à insulina, gerando hiperglicemia.