Visando os problemas relacionados a pacientes hospitalares, a Organização Mundial da Saúde lançou no ano de 2004 um programa denominado Aliança Mundial para Segurança do Paciente, para principalmente definir a qualidade contínua nos cuidados destinados a pacientes hospitalizados. Foram criadas também, seis metas destinadas às áreas de maior problema do programa, no qual se instituiu que a meta seria para Medicamentos de Alta Vigilância.
Medicamentos de alta vigilância são aqueles que apresentam riscos elevados, podendo resultar em efeitos adversos aos pacientes, inclusive levá-los a óbito, isso quando administrados de maneira incorreta. Tendo em vista que esses medicamentos passam por vários processos antes de chegar a seu destino final, ou seja, aos pacientes, isso exige-se uma atenção redobrada em todos os processos os quais passam, entre eles: almoxarifado, central de abastecimento farmacêutico, farmácia e enfermagem, que seria o último setor antes de chegar aos pacientes.
O que produziu um grande nível de erros na medicina
Sabendo-se que erros ocorrem não apenas na administração dos medicamentos, mas também nas prescrições médicas, erros na dispensação dos medicamentos e na automedicação, por isso deve haver, um sistema de dupla checagem no qual há uma dupla conferência entre farmácia e enfermagem, além de um sistema informatizado, onde toda medicação dispensada é passada via código de barras, o que minimiza a quantidade de.
Com todo o alto índice de erros de administração de alguns medicamentos em meios hospitalares foram realizados estudos que indicam que erros básicos de medicação totalizam cerca de 7.000 mortes por ano nos Estados Unidos, e que esses erros poderiam ser prevenidos, algumas instituições internacionais e não governamentais, que visam à segurança dos pacientes, criaram uma lista que identifica e classifica esses medicamentos potencialmente perigosos.
Medicamentos de alta vigilância por sua definição tem um risco potencial de causar danos graves ou até mesmo fatais, á muitas barreiras que reduzam, dificultem ou eliminem a possibilidade da ocorrência de erros, são eles protocolos criados para minimizar esses erros, mas sempre antes da administração, o objetivo é realizar algumas avaliações de risco para cada droga e padronização de processos cuidados que devem ser tomados após administração desses medicamentos. Diante disso, este trabalho tem como objetivo identificar e discutir os cuidados que devem ser tomados após administração dos medicamentos de alta vigilância.