Nas práticas odontológicas é de fundamental importância conhecer os riscos que expõem ao profissional, sua equipe e seus pacientes. Nesse sentido, tais riscos podem ser minimizados ou até anulados com aplicação do uso correto de normas e condutas de biossegurança como método de prevenção ( MASTROENI, 2004).
Investir em práticas de higienização, esterilização e limpeza no âmbito odontológico pelo especialista endodôntico faz-se indispensável. Haja vista que as circunstâncias de contaminação cruzada são acometidos devido a utilização indiscriminada dos equipamentos de proteção individual ( EPIs ) pois para Leggat PA, Kedjarune U, Smith DR, 2007 o uso indevido de máscaras e de óculos de proteção sujeita os profissionais na aspiração de aerossóis contaminados e infecção do globo ocular.
Segundo o Ministério da saúde e serviços odontológicos (BRASIL 2006), o manuseio incorreto de instrumentais perfurocortantes facilita a ocorrência de acidentes. Deste modo, seguir o protocolo e passá-lo para o paciente é o meio mais eficiente para evitar riscos de contaminação, já que o tratamento endodôntico visa restaurar a estrutura dental, sendo na maior parte dos casos o último recurso para manter o dente saudável (ALHADAINY, 1994). Portanto é necessário que haja a correlação dos conhecimentos e habilidade do profissional e os instrumentos adequados para evitar esses acidentes (LOPES et al., 2011).
Tendo em vista que há razões para se cumprir este protocolo de normas e condutas para controles de infeções acometidas do profissional para o paciente de outros pacientes, de pacientes para profissionais e de contaminação por objetos inanimados faz-se necessária, Pois segundo Graham & Harel-Raviv (1997), o consentimento informado é um instrumento fundamental para a comunicação entre o paciente e o profissional de saúde.
Sob essa perspectiva é válido salientar a mudança de atitude e a sensibilização dos profissionais endodônticos levando em conta a importância do conhecimento dos protocolos de normas e condutas de biossegurança na endodontia para evitar possíveis riscos a vida do paciente garantindo o tratamento de sucesso e bem estar do usuário deste serviço.