A atividade física é uma importante aliada para manter o bem estar da saúde, pois ela previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, coração e ajuda na ansiedade.
É importante a pratica de exercícios físico regular quatro dias na semana por trinta minutos. Com essa pratica diminui o risco de doenças traz bem estar mental, alivia estresse, ansiedade, melhora o sono, controla o peso, humor, fortalece os ossos, aumenta resistência muscular e ajuda produzir serotonina o hormônio do bem estar.
É necessário lembrar que a vida sedentária traz risco a saúde e está relacionado a vários problemas de saúde como: Diabetes, obesidade, doenças mental, risco de morte, inchaço nas pernas, dores musculares, doença de coração, problemas respiratórios. Estudos mostram que a situação é tão grave que o sedentarismo está sendo mais perigoso que os fumantes, pois aumenta o risco de morte em até 500% e a sociedade não gosta de fazer atividade física.
Conselhos da Organização Mundial da Saúde
O sedentarismo está se tornando um problema de saúde pública, pois a falta de atividade física estar ligada a varias doenças crônica, sendo recomendado pela Organização Mundial de Saúde, pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana, a maioria dos brasileiros é sedentário. Por outro lado, outras pesquisas já observaram que as pessoas que praticam exercício físico têm menos problema de saúde mental. Combinar exercícios como correr, caminhada e andar de bicicleta, com exercício de treinamento de força como musculação é a melhor forma de diminuir os riscos acima citados.
Por tanto se você vai para o seu trabalho andando, subir alguns andares de escada, supermercado fazendo caminhada vai contribuir para melhorar sua saúde, pois movimento no dia a dia é tão importante quanto praticar exercício com regularidade.
Estudos mostram também que a tecnologia não ajudou muito, pois nos tornou ainda mais sedentário, ficando a maior parte do dia sentado em frente do computador, o tempo no sofá ou dirigindo automóveis, o número pode ser ainda maior e mais preocupante, também associando o sedentarismo com um risco aumentado de depressão. Praticar atividade física é preservar a saúde e ter qualidade de vida.