Os linfócitos T são gerados na medula óssea, sendo eles ainda Pró-linfócito T, apenas no Timo ocorre a maturação dessas células, que em seguida vão para o sangue, linfa e consequentemente circular pelos linfonodos, baço e tecidos linfoides de mucosa e cutâneos. No timo vai acontecer o processo de seleção desses linfócitos, e o processo de maturação se faz importante, pois será a parti daí que o linfócito irá se diferenciar em CD4 ou CD8, quando há uma interação da MHC de classe I ou II. Posteriormente, irá haver uma relação na medula com os macrófagos e as células dendríticas, das quais apresentaram APCs (células apresentadoras de antígenos intensamente eficaz, apresentando Ag próprios, sendo eles associados ao MHC.
Durante o início da reposta adaptativa, os linfócitos T quando já maduros, irão expressar o TCR. Os pró-linfócitos não expressam CD4 e CD8, sendo assim duplo negativo. Sendo eles, posteriormente diferenciados em pré-linfócitos.
O CD3 são expressados nos pré-linfócitos, o TCR apresentará apenas a cadeia alfa ou gama um pré-receptor funcional, e o Ig apenas com cadeia pesada, sendo assim caracteriza um receptor incompleto e também expressando TDT e Rag que irão dar continuação a primeira fase da recombinação somática. Durante esta fase, os processos de arranjo dos genes receptores de TCR, apresentaram um pré-receptor funcional, que desempenhará um papel importante o qual conceder sinais de sustento para a célula prosseguir com a maturação.
Função linfocitária
Pré linfócito T se tornam duplos positivos. Os linfócitos T, possui a capacidade e de reconhecer antígenos próprios como também antígenos estranhos. Esses linfócitos reconhecem apenas os reconhecem antígenos processados, que foram apontados por moléculas de MHC, sendo esses antígenos presentes na superfície da célula. O CD3 estar ligado ao TCR que é apresentado na membrana dos linfócitos T, formado por grupos das imunoglobulinas, sendo cinco proteínas desses grupos. A função do TCR é reconhecer molécula de MHC, como também o CD3, através da sinalização celular.
Quando o TCR dos timócitos não mostra ligação com MHC, resulta em um apoptose pela ausência de estimulo. Dando seguimento a maturação, os timócitos alpha-beta que passaram que resistiram a seleção e expressaram o CD4 ou CD8 e os timócitos que não amadurecem irão fazer parte de uma seleção negativa, sendo assim, passando na seleção irão interagir com complexos e irão sofrer apoptose, ou seja, os linfócitos que não tem obtém sucesso ao expressar um pré-receptor funcional resulta na morte celular. Por fim, as células que resistiram a seleção irão se transformar em linfócitos maduros, dos quais saíram do Timo e onde na periferia realizarão suas funções.