Por fim, em um processo de planejamento para o tratamento de uma NC, tem a ultima etapa que é avaliação da ação de melhoria, quando ela se faz necessária. Essa etapa final procura avaliar a reincidência de ocorrências relacionadas e também procura averiguar a eficácia da medida proposta.
É importante para o plano de ações sempre conferir e reavaliar cada etapa e procedimento realizada, conferindo assim os registros e verificando a importância das instruções, pois a manutenção do controle da qualidade em uma indústria de produtos hospitalares está baseada em pequenos ações que quando juntas conferem um sistema de qualidade eficiência.
Categorização de não conformidade que podem surgir dentro de uma indústria de produtos hospitalares
A fim de explanar melhor sobre as não conformidades dentro de uma indústria, faz-se necessário abordar e exemplificar quais são e suas origens. O tratamento sempre será baseado no PO usado e já estabelecido como padrão.
Como já mencionado anteriormente uma NC pode surgir em diversas etapas de uma fase de produção, como também podem ser identificadas por seus respectivos clientes. Assim as não conformidades podem ter sua origem em:
1. Auditoria Interna;
2. Processos Internos;
3. Fornecedores e Prestadores de Serviços e
4. Clientes.
Auditoria Interna: é vista como uma auditoria da qualidade em que se faz uma análise sistemática e independente, para se determinar se as atividades e os seus respectivos resultados encontram-se em consonância com as disposições planejadas e se foram implementados com grau de eficácia e se apresentam adequadas ao seus objetivos13,15. Em uma auditoria interna pode ser examinada os equipamentos, realizando assim calibração dos mesmos, funcionamento da rotina de trabalho e seguimento das instruções estabelecidas. Podem ser analisados também produtos acabados a fim de comprovar eficácia .