Toda a verdade sobre a febre amarela

A Febre Amarela é uma doença zoonótica com etiologia viral, causada pelo vírus amarílico, integrante da família Flavivirus caracterizada por doenças epidêmicas transmitidas por artrópodes por meio da picada de mosquitos culicóides contaminados, pertencentes aos gêneros Aedes, Haemagogus e Sabethes e mantidos por meio dos ciclos selváticos . Ela possui três possíveis ciclos: urbano, intermediário e silvestre, sendo o primeiro erradicado no Brasil em 1942. O último ciclo é o mais comum na atualidade, sendo que humanos são apontados como disseminadores do vírus da FA pelo Brasil .

A presença de quaisquer fatores que pretende?

Para que haja a transmissão da doença é necessária a existência de alguns fatores predisponentes, tais como clima propício, migração dos vetores e reservatórios, assim como, a migração de pessoas infectadas. A doença é considerada endêmica na África, Américas e de maneira ainda desconhecida não acomete a Ásia. Nas Américas foram identificadas duas linhagens do vírus da FA, estas, intimamente relacionadas com os isolados da África Ocidental .Треккинг в Перу- вакцина от желтой лихорадки

Em Santa Catarina, no ano de 2019, foram confirmados dois casos humanos, sendo estes autóctones, que evoluíram para óbito. Dos casos positivos de FA confirmados, o perfil dos acometidos era de pessoas que pertenciam ao sexo masculino, com idade superior a 30 anos, não vacinados e que tinham em sua rotina a proximidade com áreas arborizadas. Já segundo o monitoramento do Ministério da Saúde (MS) iniciado em julho de 2019, foi registrado a confirmação de somente um caso em humanos, ocorrido no estado do Pará (BRASIL, 2020). De todo modo, a baixa cobertura vacinal e a presença de vetores próximos a áreas endêmicas, tornam a situação propensa a surtos, além da translocação de pessoas entre regiões .

Diante deste quadro, medidas profiláticas devem ser tomadas, entre as quais a vacinação, sendo esta, o recurso de maior eficácia no momento. Também se faz necessária a potencialização de serviços de saúde, além da elucidação da população sobre o ciclo e epidemiologia da doença em questão.
É importante salientar que o acometimento de primatas não humanos (PNH) por FA é indicativo da presença do vírus na região, precedendo os casos em humanos .
O objetivo desta revisão é por análise da epidemiologia, discutir o impacto e importância do conhecimento e profilaxia da Febre Amarela na saúde única.

 

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *