Nos dias de hoje, percebemos que a livre expressão e a criatividade não estão sendo incentivadas no desenvolvimento infantil. A arte no sentido de educar o indivíduo está sendo desvalorizada. É necessário que tenhamos um olhar mais amplo e crítico no sentido de visar o crescimento cultural, criativo e artístico nas crianças, promovendo a curiosidade dos alunos e os envolvendo, para fazer com que essas crianças venham a se encantar com o saber. E com isso, alcançarmos nosso objetivo educacional.
Neste trabalho abordaremos as estratégias especificas para trabalhar a linguagem artística/pintura no ensino Fundamental Brasileiro, falaremos de seus problemas e possíveis soluções na tentativa de melhorar o ensino da arte nas escolas.
Lista de problemas
• A falta de entendimento das linguagens artísticas pelos professores da educação infantil;
• A falta de métodos de ensino apropriados para cada faixa etária das crianças e ao conhecimento que elas já possuem;
• O conhecimento cultural básicos defasado para prática social viva;
• O atraso na alfabetização estética nas escolas;
Nesse projeto vamos abordar fatores positivos que contribuíram no ensino e aprendizagem como:
• Uma metodologia adequada e inovadora, assim o professor poderá definir o processo de aprendizagem;
• Abordar conteúdo de uma maneira simples, de acordo com a faixa etária dos alunos e as experiências já adquiridas por eles.
• Os professores devem ter uma compreensão da linguagem artística para ensinar de forma coerente e democrática, porque as artes devem ser consideradas em um sentido amplo e os alunos têm o direito de apreciá-las, analisá-las, refleti-las e experimentá-las.
• A alfabetização estética deve começar junto com a alfabetização da escrita.
Nosso projeto tem como foco principal em abordar problemas e soluções para melhoria no ensino e aprendizagem na linguagem artística, buscando estratégicas específica para trabalhar o ensino de uma maneira simples e que todos consigam ter uma compreensão do ensino das Artes.