A criança passa de um estágio de desenvolvimento para outro mais avançado, e constrói suas estruturas mentais, a partir do jogo e da brincadeira, onde ela potencializa a habilidade e competências para a convivência adulta, sua importância é notável, já que, por meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio mundo.
Proffesor compreende que o brincar é a atividade principal da criança no dia-a-dia. E que enquanto ela pratica a atividade desde o início da educação infantil, garante a cidadania da criança e ações pedagógicas de maior qualidade. É por meio do brincar que a criança se torna capaz de: Tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si, aos outros e o mundo, de repetir ações prazerosas, de partilhar, expressar sua individualidade e identidade por meio de diferentes linguagens, de usar o corpo, os sentidos, os movimentos, de solucionar problemas e criar. Ao brincar, a criança experimenta o poder de explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura, para compreendê-lo e expressá-lo por meio de variadas linguagens. Mas é no plano da imaginação que o brincar se destaca pela mobilização dos significados. Enfim, sua importância se relaciona com a cultura da infância, que coloca a brincadeira como ferramenta para a criança se expressar, aprender e se desenvolve.
De acordo com “a criança não nasce sabendo brincar, ela aprende esta atividade por meio das interações com outras crianças e com os adultos, ou mesmo só Observando. Depois de aprender pode reproduzir ou reinventar novas brincadeiras”.
A brincadeira apresenta grandes fatores no desenvolvimento e socialização da criança, Pois proporciona novas descobertas a cada momento refletindo diretamente no contexto social onde está inserida.
Linguagem do jogo
A linguagem de brincar é característica comum entre os seres humanos. Ela é de fácil assimilação por todas as crianças, e exige concentração durante uma determinada quantidade de Tempo que irá variar de acordo com cada etapa de desenvolvimento que a criança se encontra.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, que é o documento que Orienta os educadores nas propostas pedagógicas, e que devem ser desenvolvidas nas aulas de educação física. As práticas pedagógicas devem garantir experiências diversas.
A construção de uma imagem positiva de si e do mundo inicia-se desde o ingresso do bebê na creche, com a atenção E o carinho da professora e os vínculos construídos entre os Dois. A percepção pelo bebê de sua própria imagem no Espelho favorece o conhecimento de si e do mundo, porque a Criança, ao ver sua imagem refletida no espelho, identifica a Si mesma como distinta de outras crianças e dos objetos. As Brincadeiras, como formas de expressão, são também Oportunidades para a manifestação da individualidade de Cada criança, de sua identidade, porque cada uma tem uma Singularidade que deve ser respeitada.
Quando a criança coloca o brinquedo na boca, ela experimenta a sensação de duro, mole, assim explorando os órgãos sensoriais dela, o que amplia suas experiências e a encaminha para a compreensão de conceitos. Texturas, cores, odores, sabores, sons são as experiências que elas
Adquirem no contato com móbiles coloridos, sonoros, saquinhos de ervas aromáticas e brinquedos de diferentes densidades e formas. Objetos domésticos de uso cotidiano são importantes itens para ampliar as experiências sensoriais.
Objetos feitos com materiais naturais ou de metal, como bucha, escova de dente nova, pente de madeira ou de osso, argola de madeira Ou de metal, chaveiro com chaves, bolas de tecido, madeira ou borracha, sino e outros, dentro de Um grande cesto de vim e com base plana e sem alças, servem para a exploração livre do bebê. As experiências expressivas só são possíveis quando ele tem a o oportunidade de escolher o que fazer, como fazer, com que brinquedo, com quem brincar, para mostrar seus saberes, utilizando as formas de expressão que conhece. São ótimas para apertar, conhecer a textura, cor, deixar cair para ver como rolam.
Há bolas com diferentes funções: há as que produzem som ao toque, as que têm uma face espelhada, permitindo à criança conhecer a si mesma, o u buracos, que o bebê pode explorar enfiando o braço e a mão. O mundo social aparece nas brincadeiras, que mostram não apenas como Brincar de forma diferente, mas também como conhecer o Outro. A função do brinquedo é muito importante no universo infantil, pois ele estimula a Criatividade, a interatividade e a inventividade