Este artigo tem como foco destacar o brincar na concepção de salientar a sua eficiência frente aos processos de ensino, aprendizagem e visando motivar os pensamentos a respeito da importância da brincadeira no sentido de compreender como ferramenta essencial no desenvolvimento do ser criança. Os estudos realizados sobre o desenvolvimento infantil percorrem pelo caminho da magia, do encantamento, possibilitando, exclusivamente pelo “Simples fato de brincar”. Conforme está constatação a interrogativa que e faz é as seguintes: A pré-escola se apresenta como um espaço brincador? O educador identifica na brincadeira seus benefícios? O educador usa desta ferramenta como fio condutor em suas intencionalidades pedagógicas?
Mas para isso acontecer, precisamos entender da necessidade de se promover a formação dos profissionais na arte de educar, com a finalidade de elevar os padrões de qualidade do ensino. Sendo que, no atual momento histórico existe incompatibilidades com o mundo no qual o aprendiz encontra-se inserido e as vivencias realizadas em sala de aula. Isso significa dizer que muitos professores que ainda permanecem a aplicar métodos convencionais, ou seja, ainda utilizam da pedagogia transmissora que pouco afeta a classe estudantil ingressando o processo de ensino aprendizado e com isso contribuindo para o crescimento dos índices de analfabetismo funcionais.
Sabe
Reconhecendo sua missão, percebendo que seu oficio lhe move á condição de ser um eterno aprendiz. A formação continuada é o caminho para as mudanças visto que a pedagogia da participação é uma delas. Na concepção de explicar os elos e o êxito entre a teoria e a pratica. Para que a escola atinja bons resultados e ofereça uma educação de qualidade é um trabalho complexo, sendo assim exige que seus agentes escolares estejam capacitados a exercer sua função, e reconhecer seu papel, que estimulem a integração dos saberes em prol de valorizar o ensino como forte de conhecimento que transforma e qualifica o cidadão não somente como individuo, mas como ser critico atuante e que pertence a sociedade, Perante este contexto o ideal é que se defina a função social da escola procura-se destacar especificamente o pedagogo e seus diferentes papeis enquanto agente escolar.
Constata-se que a educação vem sendo o foco de discussões, que propõem elevar seus padrões em todos os âmbitos sociais e sabe-se que estes debates indicam a formação continuada como ação principal, isso é educação de qualidade depende principalmente da busca permanente pela capacitação profissional.
Vamos falar do pedagogo como agente escolar capacitado para exercer diferentes funções conforme sua especialização; Isto é, fazer referencia ao trio gestor, supervisor e orientador escolar mostrando as características e os objetivos específicos dos diferentes papéis que o pedagogo habilitado poderá assumir.