A escola reproduz as desigualdades sociais que a sociedade impõe, assim sendo o desempenho escolar do aluno também é afetado quanto a isso. Num conceito de “educação para todos- ensino público, universal e gratuito”, remete-se a pensar que seria uma educação homogênea, de acesso a todos e democrático, porém fatores externos e internos influenciam na aprendizagem dos alunos.
O aluno que vem de uma família pobre, que não tem o capital cultural (conjunto de recursos, gosto, cultura, língua) e seus Habitus (bagagem socialmente herdada) necessário pra ter uma boa trajetória escolar, ele acaba sendo excluído, e por mais que o professor se esforce e tenha boa vontade, é perceptível a dificuldade do aluno em conseguir aprender aquilo que lhe é proposto, pois muitos não conseguem ter acesso aos conteúdos da mesma maneira que outros. Bordieu explica que isso acontece devido ao entendimento que as sociedades têm de cultura, que seria uma cultura que advém das classes dominantes. A bagagem cultural que o aluno carrega é predominante para toda a carreira escolar dele, o aluno que tem a família mais estruturada, que já é estimulado à leitura, que frequenta teatros, tem contato com obras de arte etc., terá o chamado capital cultural mais estruturado e habitus mais estabelecidos. Infelizmente, o aluno que não tem encontrará dificuldades em seu percurso escolar.
Concluindo, Bordieu critica esses sistema escolar que mantém seu sistema de ensino num nível cultural preestabelecido que privilegia aqueles que têm mais acesso à informação, à culturas diversas, famílias estruturadas e até mesmo lazer e uma moradia adequada, estes alunos têm mais facilidades para assimilar os conteúdos, pois já carregam uma bagagem cultural familiar e social. Já uma criança que, infelizmente, não têm uma base familiar sólida ,que não é estimulada, não tem um lugar em casa adequado para estudar, muitas vezes falta-lhe o básico, como alimentação, com certeza terá seu desempenho escolar afetado, encontrará dificuldades em assimilar e acompanhar os conteúdos. Por isso, muitos desses alunos não conseguem se adaptar ao âmbito escolar e optam por desistir de prosseguir com a vida escolar.