No intuito de alcançar resultados que contemplassem os objetivos propostos, a estruturação metodológica foi desenvolvida com base em instrumentos de coleta e análise de dados que puderam fornece as ferramentas necessárias para tal compreensão. Para tanto fizemos um levantamento bibliográfico, com investigação em gravações de áudio, fotos, vídeos antigos e documentos legais, que tivessem alguma informação sobre o Lelê de São Simão.
Durante os estudos realizados sobre a dança do Lelê, resolvemos fazer uma pesquisa de campo no povoado de São Simão-Rosário objetivando entender um pouco mais das suas tradições e para verificarmos como está sendo realizada a brincadeira, como a mesma se mantém nos dias atuais e as suas expectativas de futuro. Buscamos, também, compreender como ela é vista pela população local, quem são seus brincantes e verificar o que se modificou com o passar do tempo. Utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa, com coleta de dados através de entrevistas realizadas in loco onde os participantes tiveram liberdade para dar suas opiniões.
Nós utilizamos o método da pesquisa qualitativa que de acordo com (ANDRE E GATTI) teve origem entre os séculos 18 e 19, quando vários sociólogos, historiadores e cientistas sociais, insatisfeitos com o método de pesquisa das ciências físicas e naturais que tinham como modelo para os fenômenos humanos e sociais, resolveram buscar novos formatos de investigação.
As questões postas pelos pesquisadores ao pensar em estudos desta natureza, diziam respeito a se é possível conhecimento sobre o humano-social, o humano-educacional, sem um mergulho em interações situacionais onde sentidos são produzidos e procurados, e significados são construídos. Assume-se, nesta perspectiva, que destes sentidos e significados é que se alimenta nosso conhecer e são eles que traduzem as mudanças dinâmicas no campo social, no campo educacional, cuja compreensão é que pode trazer uma aproximação do real mais condizente com as formas humanas de representar, pensar, agir, situar-se, etc. (ANDRE E GATTI 2011) Pag 03.
Lelê, como manifestação da cultura
Escolhemos a pesquisa qualitativa, pois acreditamos que é a que melhor se encaixa com o que buscamos, por ser de acordo com (PENNA 2015) o campo das ciências humanas e sociais, o método de pesquisa, voltado para compreender, em lugar de comprovar. Sendo o que buscamos no Lelê de São Simão, compreender quem são seus participantes suas expectativas de futuro e o que os membros tem feito para preservar esta manifestação cultural.
Reforçando a nossa busca em compreender o Lelê como manifestação cultural, e na busca de conhecimentos sobre a dança já que existe poucos escritos que falem sobre o assunto a maioria dos dados foram coletados através das entrevistas realizadas com os participantes entre eles diretores da dança e músicos.
Para coletarmos as informações necessárias para a realização deste trabalho, além da observação de algumas apresentações e ensaios, foram realizadas entrevistas com os participantes da dança. Entrevistamos um total de 14 membros os quais: 5 músicos e 2 cantores, 7 dançarinos sendo 5 mulheres e 2 homens. As entrevistas foram estruturadas a partir de um questionário com perguntas relacionadas aos músicos; quanto tempo tocam juntos e qual região de origem, se os mesmos se encontram para ensaiar as músicas, se os ensaios são realizados juntamente com os dançarinos ou separados, quantos ensaios foram realizados este ano, se houve algo novo em relação aos outros anos, se o repertorio é o mesmo dos anos anteriores ou houve alguma novidade, em relação ao instrumental bem como a quantidade de cantores que o Lelê de São Simão possui atualmente. Foi questionado se as canções do Lelê possuem nomes e quais são. Foram realizadas perguntas relacionadas as tradições do Lelê, se eles acham que as mesmas estão sendo mantidas ou se houve alguma mudança, o que eles acham que já se perdeu e por que deixaram de existir, o que o povo achou das mudanças, realizamos questionamento quanto as vestimentas se possui algum significado. Foram também realizadas perguntas em relação ao quantitativo de membros que participam ativamente e se há remuneração para participar da brincadeira.
Base teórico-metodológica
As entrevistas foram individuais, gravadas com o consentimento dos entrevistados, para posterior analise. Todos os entrevistados não vivem só do Lelê de São Simão, possuem outra atividade remunerada como meio de vida, cada um com suas características pessoais, com suas preferencias, historias e vivenciais pessoais.
Foi utilizada como principal meio para alcançar nossos objetivos, a entrevista com os membros, pois concordando com (SEVERINO 2007) quando diz que a entrevista é uma técnica de coleta de informação muito utilizada na área das ciências humanas, onde o pesquisador busca apreender o que os sujeitos pensam, sabem, representam, fazem e argumentam. Sendo uma técnica que está ligada ao que buscamos compreender com esse trabalho; saber quem são os participantes e os músicos do lelê de São Simão e compreender o que se modificou da dança após tantos anos de existência.
No intuito de alcançar nossos objetivos, fizemos uma pesquisa indireta e direta, como indireta realizamos um levantamento de dados necessários para nos dar o suporte para alcançar nossos objetivos através da pesquisa bibliográfica, mesmo o Lelê sendo uma dança centenária, existem poucos documentos que falam sobre ela, sendo uma das maiores dificuldades que tivemos para gerar o nosso referencial teórico, tendo como o principal pesquisador que escreveu sobre o assunto o Ferretti, onde em um trabalho monográfico realizado sobre o patrocínio da FUNARTE, se deslocou até o município de Rosário e realizou um excelente trabalho sobre a dança em 1977. No entanto para realizarmos o nosso trabalho e possuir uma base teórico-metodológica que o sustente, realizamos um levantamento e revisão bibliográfica em outros autores que pincelavam sobre o Lelê, mesmo que de maneira bem resumida e executamos pesquisas em vídeos sobre o mesmo, também realizamos uma revisão bibliográfica sobre folclore, cultura popular, dança e indústria cultural, para nos dar a base teórica necessária para o nosso trabalho além de buscar assunto que falasse sobre a região de Rosário.
Como forma de pesquisa direta, nos deslocamos até o povoado de São Simão na cidade de Rosário, para conhecer o Lelê no seu lugar de origem atual, onde tivemos a oportunidade de assistir a ensaios, apresentações da dança no período junino e também no festejo de São Simão, onde as apresentações são realizadas com a participação da comunidade, além de assistir apresentações do Lelê em São Simão, também assistimos apresentações no São João da Praça Maria Aragão e no arraial do Ceprama, ambos localizados na capital São Luís.