No filme “Extraordinário”, tem o protagonista Auggie Pullman, o qual adquire uma malformação facial e por diversas vezes é sentenciado como insignificante ou impossibilitado de atender determinadas ações. Em reflexão, pode se estipular que o raciocínio capacitista dificulta o meio social, semeando uma maior disparidade de ensino e possibilidades de profissão no quesito individual, danificando a sanidade mental. Dito isso, é incontestável que o estado por meio da mídia e dos sistemas educativos estimulem o respeito e a inclusão.
Primeiramente, pode se estipular que o pensamento capacitista deteriora e danifica o ambiente social. Simplesmente pelo fato de alimentar uma exclusão anexo da disparidade de possibilidades de profissão ou formação, algo que pode agravar as diferenças financeiras e as oportunidades de melhoria de vida. Em adição, o pensador sociólogo Durkhein tem um assunto denominado de Suicídio Egoísta, a qual declara que quando o indivíduo duvída se não é pertencente daquele meio social acaba se matando. Portanto, diminui a expectativa de vida e prolifera o pensamento capacitista.
Em segundo lugar, além da reflexão negativa na questão social, tem também influência negativa no meio individual. Pela justificação, de danificar a sanidade mental do indivíduo, por conta do preconceito que ela absorve dos outros. Igualmente, se compara ao filme “Extraordinário”, no qual Auggie Pullman, de 6 anos, nasce com uma malformação facial, por isso tem uma reprovação, algo que fomenta insegurança ao ir para escola. Em resultado, terá um agravamento da sua produtividade de suas ocupações sociais e escolares, ainda assim, multiplica o ideal capacitista de desvantagem.
Dito isso, é indiscutível que seja limitada essa noção de inutilidade devido a alguma debilidade, algo que desencadeia em discórdia ou humilhações. Consequentemente, incumbe ao estado por meio da mídia arquitetar publicidades ou conferências estimulando uma inclusão. Diante do que foi mostrado, pertence ao Governo por meio dos colégios dar entrada à inclusão e educação para que a sociedade a começar da base tenha honradez de consideração e igualdade, adicionalmente capacitará um meio mais adequado e cabível a todos. E finalmente, impedirá obstáculos de exclusão e verá uma aprovação como no término da produção do filme, quando Auggie Pullman recebe a medalha de honra.