Na “peugada” de uma grande ONG em Portugal
Como nasceu a empresa “Feeding America” (pioneira do banco alimentar)?
Durante cerca de 40 anos a “Feeding America” permitiu com que a mesma desse resposta à crise de fome sentida na América fornecendo alimentos às pessoas que mais necessitaram por meio de uma rede nacional de bancos de alimentos.
John Van Hengel em Phoenix, AZ no final do ano 1960 tomou a iniciativa da criação do conceito banco alimentar. John Van Hengel, um empresário aposentado, trabalhava como voluntário numa cozinha comunitária tentando encontrar comida para servir aos famintos.
Um dia John Van Hengel deparou-se com uma mãe desesperada que regularmente vasculhava as latas encontradas no lixo do supermercado em busca de comida para os seus filhos. A mesma mãe sugeriu a John que houvesse um local onde as pessoas com a mesma necessidade de comer não fossem julgadas nem descartadas do resto da sociedade, mas sim que esse local pudesse armazenar os elementos não vendidos nos supermercados e os canalizasse para as pessoas que não têm o que comer no prato semelhante aos bancos que armazenam o dinheiro dos seus clientes para uso futuro. Assim nasceu esta indústria.
John Van Hengel estabeleceu o St, Mary`s Food Bank em Phoenix, AZ como o primeiro banco alimentar do país. No primeiro ano como equipa voluntária, esta empresa criada por John Van Hengel distribuíram cerca de 275.000 mil libras em alimentos para pessoas necessitadas. A notícia deste banco bem-sucedido que realizou o desejo de muitas pessoas necessitadas espalhou-se rapidamente pelos Estados Unidos começando a desviar muitas atenções para esta ideia.
Em 1977
Já tinham sido estabelecidos bancos alimentares em 18 cidades dos Estados Unidos.
Ao longo do tempo o número de bancos alimentares começou a aumentar. John Van Hengel criou uma organização nacional para bancos de alimentos e, em 1979, estabeleceu a Second Harvest, que mais tarde foi intitulada por America`s Second Harvest- a Nation`s Food Bank Network. Em 2008, esta instituição mudou o seu nome para melhor refletir em que é que consistia esta organização.