“Seja a mudança que você quer ver no mundo”, disse Mahatma Gandhi expressando em sua memorável frase que a verdadeira mudança inicia-se pelo modelo de si mesmo. A partir disso, deve-se comentar sobre a ética na sociedade brasileira. Isto é, sua importância a partir de alguns reflexos de sua ausência no contexto do Brasil.
Em primeiro plano, deve-se destacar a ausência da ética em âmbitos políticos. Quer dizer a pouquidade das reflexões criticas acerca da moralidade contida em ações exercidas pela classe política brasileira, o que ocorre desde o período colonial do Brasil até os dias de hoje, consolidando um principio corrupto na política do país. Consoante ao “legado” antiético construído no Brasil, pode-se citar os séculos XVI e XVIII, onde não só já havia o conceito de corrupção como também práticas que hoje são conhecidas como tráfico de influencias, nepotismo, favorecimento, abuso de autoridade e hodiernamente desvios de verbas publicas. Com isso, é visível que a falta da ética na esfera política é um problema para a sociedade brasileira, visto que a desigualdade social, injustiças e revoltas populares são provenientes disso.
Em segundo plano, deve-se evidenciar a ética no cotidiano dos brasileiros perante a sociedade. Ou seja, a prática da ética, o ato de se questionar sobre o que é mais certo a se fazer em relação ao contexto o qual se vive é essencialmente banalizado pelo “jeitinho brasileiro”, que está relacionado com o conceito de “homem cordial”, estabelecido pelo historiador Sergio Buarque de Holanda em sua maior obra Raízes do Brasil e pode ser descrido como o jeito que fundamentalmente os brasileiros improvisam em situações problemáticas, dessa forma fixando uma idéia de “criatividade”, em uma conotação positiva. Entretanto, o “jeitinho brasileiro” do ponto de vista cultural pode significar um jeito de resolver situações usufruindo da malandragem, desonestidade e a corrupção, sendo assim amoral e antiético, fazendo com que a população não se desenvolva em vários aspectos sociais, uma vez que o “jeitinho” é uma forma de vida de grande parte da população.
A partir da análise de algumas conseqüências resultames da falta da ética no Brasil, pode-se concluir que esta é determinantemente importante para que a harmonia social seja mantida a partir do momento em que o individuo estuda a moral através da ética e decide o que é mais certo a se fazer, desse modo, considerando o melhor para todos diante do contexto inserido. A exemplo da comprovação da importância da ética na sociedade brasileira, pode-se imaginar que se as leis de transito fossem totalmente ignoradas, se o lixo nunca fosse jogado no devido lugar, se todos furassem filas e se as vagas e lugares preferenciais não existissem, certamente os limites fundamentais para uma boa convivência social seriam anulados. Tendo isso em vista, a fim de manter a presença da ética e desenvolve-la na sociedade brasileira, cada ministério do Brasil deve conscientizar sua respectiva área com palestras a respeito da importância da ética na sociedade. Além disso, o
Ministério da Educação deve especialmente proporcionar aulas mais constantes e completas já que seu público é o mais importante, crianças e adolescentes que ainda estão desenvolvendo seus caracteres, dessa forma, otimizando a sociedade brasileira para que haja naturalmente a prática da ética.
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/sociedade-1.htm