Este trabalho consiste nas minorias étnicas, para isso precisamos de saber alguns conceitos principais:Como o significado de etnia , também a ligação com a imigraçao ,o conceito de exclusão social e também o conceito de comunidade.
Etnia significa ,grupo culturalmente homogêneo. Do grego ethnos, povo que tem o mesmo ethos, costume, e tem também a mesma origem, cultura, língua, religião, etc.
O termo etnia não é sinônimo de raça. A palavra raça caiu em desuso pela comunidade científica quando se corresponde aos diferentes grupos humanos. A ideia de etnia é um conceito diferente da noção social de raça que se usava até a metade do século XX, e abrange mais aspectos culturais.
Migração
Qualquer pessoa que se desloca do país/região em que nasceu. Há dentro desta categoria, o chamado migrante econômico que é quem saiu do seu país de origem por vontade própria motivado por melhores condições de trabalho. A maioria se desloca para países mais desenvolvidos, porém, desde a crise 2008 as nações em desenvolvimento(e não apenas as desenvolvidas, que foram as principais nações afetadas pela crise) também atraem estrangeiros com motivações econômicas.
Exclusão social
Debate político em torno do fenómeno da exclusão social é algo recente em Portugal. Só em finais dos anos 80 do século XX é que o Governo toma consciência da persistência de casos de pobreza em alguns segmentos sociais, apesar do significativo crescimento económico. Até aí, a pobreza e a exclusão social não eram assuntos abordados pelos políticos nem pelos media.
A exclusão surge com a agudização das desigualdades sociais que acompanham o crescimento econômico
O exercício pleno da cidadania significa que, como membros de uma sociedade, somos dotados de direitos políticos e civis, mas também temos garantias quanto à satisfação dos direitos inerentes à dignidade e às necessidades humanas.
Pobreza
Podemos definir pobreza como “condição humana caraterizada por privação sustentada ou crónica de recursos, capacidades, escolhas, segurança e poder necessários para o gozo de um adequado padrão de vida e outros direitos civis, culturais, económicos, políticos e sociais” (Comissão sobre Direitos Sociais, Económicos e Culturais, das Nações Unidas) (2001), ou seja, de uma forma mais simples poderíamos dizer que a pobreza é a privação das condições necessárias para termos acesso a uma vida digna.
Comunidade
Comunidade é um substantivo feminino usado em sentidos diversos.
É um grupo local, de tamanho variável, integrado por pessoas que ocupam um território geograficamente definido e estão irmanados por uma mesma herança cultural e histórica.
Geralmente, a comunidade é definida como uma unidade constitutiva de uma sociedade mais ampla, mas as sociedades tribais, que podem ser consideradas protótipos de comunidades, representam muitas vezes, unidades autossuficientes e soberanas.
Nómada-Um povo nómada é aquele que não vive num território estável como residência permanente. Esta forma de vida constitui uma organização social, administrativa e económica bastante particular, que se adapta a esta maneira de viver.
Resumo
Este artigo aborda o tema das minorias étnicas mas consigo acarreta outros subtemas que são bastantes importantes na atualidade como por exemplo a pobreza e Exclusão Social” no contexto social e toma-a, como um problema social. Para além de mostrar as diferentes definições que têm sido construídas, em volta destes conceitos.