O setor responsável pelo gerenciamento da qualidade dentro de uma indústria tem como função chave fiscalizar e normalizar tudo que está englobado em um âmbito da estrutura organizacional, recursos, procedimentos e fatores externos. Dessa forma, trabalhando com alguns conceitos, pode-se dizer que a garantia da qualidade além de ser um fator fundamental no desempenho e visibilidade de uma empresa, está relacionada com o conjunto de iniciativas que tem como objetivo a garantia de que os produtos fabricados se encontram dentro dos padrões estabelecidos para o uso comum da população.
A gestão de qualidade eficaz estabelecida por um farmacêutico, chamado RT, possibilita a rastreabilidade de processos e procedimentos, que uma vez vista como ineficaz pode prejudicar toda uma cadeia de fabricação e distribuição.
Com isso o setor responsável pela qualidade tem a atribuição de cuidar das não conformidades que surgem durante um processo, podendo ele ser interno ou externo. Cabe as auditorias de qualidade internas fazerem um exame sistemático e independente de todo um sistema de qualidade presente na indústria, em intervalos de tempo regulares, em que se visa verificar as atividades do sistema, assim como os procedimentos e ações implementados e devidamente registrados a fim de avaliar que são adequados aos objetivos do sistema de qualidade2.
A GESTÃO DE QUALIDADE E O TRATAMENTO DE NÃO CONFORMIDADE
Existem alguns parâmetros que permitem avaliar um sistema de qualidade implementado e um deles é através do tratamento das não conformidade. Não conformidade, por definição é tudo que não cumpri um requisito previamente especificado2. Com esse conceito para a identificação de uma não conformidade, é necessário do responsável conhecido a cerca de todos os procedimentos envolvidos em uma cadeia organizacional de fabricação.
A identificação de uma NC diz muito sobre a metodologia empregada para a garantia da qualidade, pois quando se há uma ocorrência externa, o primeiro passo é identificar onde possa ter ocorrido desvio do padrão oferecido, seja ele ao cliente externo ou dentro da própria esfera de produção. Assim, pode-se dizer que a identificação de uma NC está complemente ligada ao sistema de rastreabilidade.