Um projeto bem elaborado deve oferecer segurança às estruturas e garantir um desempenho eficiente em serviço. Dessa forma, devem ser observadas as exigências relacionadas à capacidade, bem como às condições de uso para as quais a edificação foi projetada e, em especial, às especificações referentes à durabilidade.
Assim, os erros de projeto, em conjunto com a utilização de materiais inapropriados, representam uma parcela relevante nas situações relacionadas ao aparecimento de manifestações patológicas. Outro aspecto importante para a vida útil das estruturas é a avaliação do grau de agressividade do meio ambiente. A fim de que sejam elaborados critérios adequados, é essencial entender o comportamento dos materiais que compõem a estrutura quando submetida a diversas condições de exposição.
Os problemas de durabilidade de estruturas de concreto armado se iniciam a partir de ações ambientais de agentes agressivos que penetram no concreto, podendo causar, na estrutura, deterioração, prejudicar o desempenho em serviço e, em casos extremos, causar falha estrutural.
A questão de durabilidade das estruturas tem um significado tanto técnico como econômico, pois se trata de um prejuízo quando estruturas de concreto armado se deterioram em apenas alguns anos em serviço e se nota um aumento frequente de relatos de eventos desta natureza, a partir dos anos.
O fracasso na obtenção do cobrimento é, provavelmente, o maior fator influente na corrosão de armaduras que, por sua vez, é a principal forma de deterioração de estruturas de concreto armado. Porém, a falha na obtenção do cobrimento geralmente não é percebida pelos engenheiros como um problema, logo não lhe é dado prioridade.
Sendo assim, um dos maiores problemas relacionado a estas estruturas é a incapacidade de posicionar a barra de aço com o correto cobrimento de concreto, afetando diretamente o comportamento mecânico e a durabilidade da estrutura, exigindo ações corretivas envolvendo reparos caros.
Muitos dos problemas que acarretam um cobrimento insuficiente estão relacionados com defeitos no projeto, detalhamento ou no fornecimento de materiais, e provavelmente podem apenas ser resolvidos, abordando-os na sua fonte de origem.
Em relação ao processo construtivo, a questão do cobrimento está diretamente relacionada aos espaçadores, pois estes são responsáveis pelo correto posicionamento do aço, proporcionando assim uma adequada proteção ao mesmo.
Espaçadores são essenciais na execução de estruturas de concreto armado e protendido, tendo o seu uso recomendado pela ABNT NBR 14931. São amplamente recomendados em grandes quantidades nas construções que adotam esta solução estrutural, que compreende a maioria no país.
Devido á grande importância deste assunto na área de Engenharia Civil, o cobrimento das armaduras é o objeto de pesquisa deste trabalho e, de forma a ajudar a base teórica, abordara o levantamento dos critérios adotados quanto á utilização de espaçadores nos elementos estruturais por parte das construtoras no município de Chapecó, visando a sua execução e a sua fiscalização nos canteiros de obra, a fim de garantir o cobrimento desejado.