Atividade desenvolvida na disciplina de Prática Pedagógica III – Ler, Imaginar e Sonhar: uma viagem ao mundo dos contos indígenas – um projeto de leitura – teve como estratégia facilitadora a “Contação de Histórias”, buscando a valorização dos contos indígenas e dessa forma, se apresentou como abordagem complementar de incentivo à leitura e produção textual, alimentando a imaginação e a criatividade das crianças através do planejamento e desenvolvimento de oficinas utilizando materiais recicláveis e naturais previamente selecionados.
Com o objetivo de despertar o gosto e o prazer pela leitura através de oficinas de valorização dos contos indígenas, utilizando estratégias de contação de histórias, a partir da utilização de materiais sustentáveis, reciclados e de baixo custo, visando a sustentabilidade, consumo consciente e o protagonismo juvenil para o fortalecimento da identidade indígena dos alunos do 4º e 5º ano da Escola Estadual Indígena Especiosa Benigna de Barros, localizada na Aldeia Brejinho – município de Carnaubeira da Penha-PE, foram realizadas três ações, onde o primeiro momento contou com uma apresentação do projeto para sensibilização e envolvimento dos educandos, seguido de Rodas de Leitura, Produção Textual Livre (oral, escrita, dramatizada, e painéis de pintura), finalizando – esta primeira etapa – com a produção de tintas orgânicas a partir de cascas/folhas de árvores ou casca de frutas e verduras; solos/terra de diferentes cores; massa de modelar com de farinha de trigo e de papel machê. Com as Rodas de Leitura foi possível fazer um resgate dos contos por meio do diálogo acolhedor na perspectiva do fortalecimento da identidade e o sentimento de pertencimento de cada educando indígena. Além, de envolvê-los nas etapas de coleta e seleção de materiais naturais para a fabricação de tintas e massas de modelar que foram utilizadas como estratégia para ilustrar todo o processo da Contação de Histórias.
Para as etapas futuras, um Varal Literário será realizado como devolutiva do trabalho desenvolvido. Dessa forma, projeto contribuiu para o envolvimento das crianças nas oficinas de leitura de produção textual, bem como, oportunizou o manuseio de materiais recicláveis para ilustração dos personagens estudados nas rodas de leitura, utilizando matéria prima encontrada na natureza, tornando a proposta sustentável, de baixo custo, favorecendo assim, o fortalecimento da autoestima, a adoção de práticas conscientes de cuidado com o meio ambiente por meio do consumo consciente e da construção da identidade indígena pela aproximação e contato com os contos relacionados ao contexto de vida dos educandos.