Аgronegócio e seus componentes

Table of Contents

O agronegócio é o conjunto de atividades ligadas diretamente à produção e à subprodução de produtos derivados da agricultura e pecuária.
É muito comum associar o termo agronegócio apenas à produção de grãos, leite e outros produtos “in natura”. Entretanto, o referido termo abrange outros segmentos, como tecnologias, biotecnologias, agroindústrias, agrosserviços, bem como outros setores da economia como bancos, sendo todos eles voltados à cadeia produtiva do agronegócio.

O Brasil possui uma posição de destaque no cenário mundial do agronegócio devido aos vários recursos que dispomos como condições do solo, condições climáticas, extensão da área agricultáveis e, ainda, tecnologias que favorecem a vasta produção. Isso permitiu ao Brasil ser um dos maiores exportadores de commodities agropecuários. Revela-se que entre janeiro e maio de 2020, as exportações brasileiras resultaram em US$ 84,5 milhões, conforme dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) .

Estatisticas

Registra-se que os produtos mais exportados pelo Brasil, de janeiro a maio de 2020, são, a saber: soja, petróleo, minério, carne bovina, óleos de combustíveis, celulose, açúcares e melaços, farelo de soja; carne de aves demais produtos – indústria de transformação .
Verifica-se que entre os dez produtos mais exportados pelo Brasil nos primeiros cinco meses deste ano, seis são integrantes dos produtos provenientes do agronegócio.

Também é importante destacar que, em tempos de pandemia, o agronegócio brasileiro possui todas as condições para sair da crise, em razão da segurança alimentar, vez que o Brasil é um parceiro comercial confiável pela capacidade de ofertar os alimentos na quantidade demandada, bem como pela qualidade dos produtos exportados em decorrência da rigorosidade das normas sanitárias vigentes.
Para se ter uma ideia, no seguimento de proteína animal, as unidades de abate e processamento de carne, além de seguir os controles sanitários estabelecidos rigorosamente, são ser inspecionadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).

A segurança alimentar insere-se no contexto em que há um grande cuidado com todo o ciclo que envolve desde a produção, armazenamento, transporte até o consumidor final, de forma que seja assegurado a qualidade e a segurança do alimento. Ainda, é certo que a população mundial cresce a cada ano, podendo chegar mais de 9 bilhões de habitantes em 2050, conforme estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU) , e isso, consequentemente, aumentará a necessidade mundial pela oferta de alimentos.

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *