Еducação científica

1. Educação escolar

O ensino de Ciências por investigação é pautado em três dimensões: aprender Ciências, aprender a fazer Ciências e aprender sobre Ciências (BARDIN, 2011). Isso significa que vai além de visar o ensino de conceitos científicos como produtos prontos, pois proporciona ao aluno aprender Ciências enquanto cultura para ler, pensar, falar, perceber e sentir o mundo.

A escola é concebida como um espaço privilegiado de construção do saber e de disseminação da informação, pois permite conhecer e interferir nas problemáticas existenciais ao nosso redor. Por isso é apontada como lugar importante para elaboração e implantação de ações de intervenção na saúde da comunidade, através de uma abordagem na comunidade escolar e da comunidade geral visando o combate ao mosquito Aedes aegypti, colocando em prática ações coletivas, com vistas as possíveis soluções ou minimização do problema, objetivando a discussão e o desenvolvimento de ações que possam ser coletivamente pensadas e implementadas para diminuir os casos de incidência de Dengue, Zika e Chikungunya na comunidade local, procurando ainda, intervir na manutenção da saúde social e física sensibilizando a comunidade sobre a importância da prevenção e o combate dos criadouros.

Devido ao aumento gradativo de arboviroses no Brasil como uma problemática de saúde pública percebeu-se a necessidade de intervenções educativas, incluindo as escolas, por intermédio da educação em saúde e meio ambiente. Dessa forma, visando à conscientização da comunidade escolar sobre as medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti e fazendo-os refletirem coletivamente o problema da incidência da Zika, Dengue, Chikungunya, buscando soluções em relação à prevenção das referidas doenças.

O seu controle é difícil, por ser muito versátil na escolha dos criadouros onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicia a incubação. Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto. O modo mais eficaz de evitar a proliferação das doenças por eles transmitidas consiste na eliminação do mosquito transmissor, através do combate aos focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor das doenças .

Segundo Fernandes  essa estratégia de ensino pode ser o melhor meio de ensinar determinados conteúdos e garantir a aprendizagem dos alunos se for bem planejada, mas não deve ser a única modalidade utilizada em classe, deve sempre fazer parte de uma sequência de atividades. O professor deve ser o mediador da relação ensino aprendizagem e proporcionar a participação e o envolvimento dos educandos de forma ativa, contribuindo para tornar a aprendizagem significativa.

A educação para a saúde é considerada um eixo principal no desenvolvimento educacional. Essa promoção nas escolas é de grande importância, pois é a partir dessas informações que os jovens estarão informados e sensibilizados a respeito de sua higiene pessoal, do hábito da alimentação saudável e poderão adquirir conhecimento para evitar acidentes ou como se comportar em situação de emergência. Os jovens devem ser multiplicadores desses conhecimentos para suas famílias e comunidades.

O conhecimento da população a respeito da dengue, Chikungunya e zika pode ser considerado satisfatório quando relacionado aos conceitos básicos como sintomas, transmissão, vetores e sua proliferação, porém esses conhecimentos não se estendem aos casos mais graves das doenças e muitas vezes não são colocadas em prática principalmente na diminuição de criadouros dos vetores.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Desenvolver uma proposta pedagógica no campo do ensino de ciências e promoção da saúde para o controle vetorial das arboviroses: proposta na rede municipal de ensino no Município de Massaranduba-Pb.

2.2 Objetivos Específicos

● Analisar como o currículo da rede Municipal de ensino e os projetos pedagógicos desenvolvidos nas Escolas trabalham o controle vetorial das arboviroses;
● Realizar uma ação pedagógica junto aos alunos do 7° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Suzete Dias Correia, tendo o aluno como agente ativo nessa proposta de intervenção;

3. JUSTIFICATIVA

Esse projeto justifica-se pela importância de desenvolver um processo participativo com os educandos, de modo a sistematizar e apontar ações possíveis ao aprimoramento do trabalho de prevenção e controle das arboviroses no município de Massaranduba–PB.

Segundo os dados do LIRAa (Levantamento Rápido do Aedes aegypti), no ano de 2019, o Município de Massaranduba-PB, localizado na Região Metropolitana de Campina Grande- Paraíba, mostra um grande índice da proliferação do A. aegypti, o qual é o principal vetor das arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya), no entorno das escolas municipais na zona urbana. Os dados são alarmantes apesar das campanhas ineficientes para acabar com esse vetor, sua incidência é frequente e vem preocupando todos os moradores do referido município e a comunidade escolar. Para tanto, a escola pode desenvolver ações efetivas, através de projetos de extensão que envolva a comunidade e dessa forma possa sensibilizar quando as consequências que o referido vetor pode ocasionar para a saúde.
O ensino de ciências proporciona a compreensão nos aspectos ambientais e relacionados com a saúde, além de ser um instrumento capaz de modificar práticas que contribuam efetivamente para a redução das arboviroses. Essas práticas podem ser pautadas na responsabilidade social, na manutenção de seu ambiente doméstico e os espaços urbanos vazios livres de potenciais criadouros.

Diante desse contexto o modelo de ensino, pesquisa e extensão proporciona o despertar dos educandos para ações efetivas e ativas, pois através de intervenção pedagógica e preventiva dos problemas relacionados à saúde, aos aspectos epidemiológicos, mais especificamente no controle das arboviroses, é possível inserir no ambiente escolar trabalhos que despertem a responsabilidade do indivíduo frente essa problemática. Essas ações viabilizam as estratégias que conduzem os educandos para o exercício da cidadania e na promoção à saúde preventiva.

Os educandos recebem na escola orientações preventivas, em relação ao mosquito, destacando o papel destes no combate a essas endemias. Dessa forma, é imprescindível desenvolver pesquisas que possibilitem gerar ações efetivas no combate a esse vetor e envolvendo toda a comunidade escolar é possível alcançar as residências para que ocorra uma sensibilização frente a essa temática e as ações pertinentes ao seu combate.

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 O ensino de ciências e promoção da saúde no âmbito Escolar

A compreensão da diferença do pensamento filosófico, conceitos científicos das atividades científicas pode elucidar a crise no Ensino de Ciências. A aplicação do princípio da descrença como pilar básico das estratégicas didáticas pode ser uma alternativa a ser verificada se capaz de promover o ensino de Ciência para o patamar utópico tal como se faz Ciência.

A aquisição e o desenvolvimento de habilidades e competências científicas resultam de atividades práticas, tais como observar, registrar, coletar, desenhar, estudar, listar, buscar, identificar, organizar, relacionar, caracterizar, estabelecer, comparar, analisar, supor, hipotetizar, formular, calcular, planejar, experimentar, interpretar, confortar, compreender, responsabilizar-se, valorizar, reconhecer, discordar, concordar, refutar, justificar, concluir, discutir, verificar, comunicar . É importante privilegiar o ensino de atitudes científicas (comportamentos), pois estas habilidades cognitivas complexas são a base da aquisição dos conteúdos conceituais e procedimentais .

O ensino de ciências nas escolas ocorre de modo disciplinar e em um ambiente artificial, conforme Santos , desconectando o fazer Ciências do ensinar Ciências. O objetivo do Ensino Básico é fornecer elementos para que as pessoas compreendam o mundo que as cerca e exerçam sua cidadania. Para isso, entretanto, compreender o processo de produção de conhecimento e de tecnologia é imprescindível .

Carvalho et al.  defendem que por meio de aspectos lúdicos e levando-se em conta as vivências que as crianças já possuem, é possível se discutir os conceitos e fenômenos decorrentes das ciências naturais, buscando-se tais conceitos no cotidiano delas. Nessa perspectiva, atribui-se ao professor um papel de mediador e facilitador da aprendizagem do aluno e preconiza-se que o aluno seja orientado no sentido de exprimir as suas ideias, planejar, prever, executar e rever procedimentos, dinamizando assim seu raciocínio.

Fracalanza, Amaral e Gouveia afirmam, também, que o ensino de Ciências depende de experiências e habilidades inerentes à criança e que esse deve desenvolver o pensamento lógico e a vivência de momentos de investigação. Os autores defendem ainda que tais situações podem levar a criança a convergir para o desenvolvimento de habilidades e competências por meio de observação, reflexão, criação, discriminação de valores, julgamento, comunicação, convívio, cooperação, decisão, ação, entendidos como sendo objetivos do processo educativo.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), apesar de Saúde ser considerado um tema transversal do currículo escolar, ou seja, com possibilidade de serem abordados em todas as disciplinas, os conteúdos de Educação em Saúde são prioritariamente trabalhados dentro das disciplinas Ciências ou Biologia, com enfoque na transmissão de informações sobre doenças, seus ciclos, sintomas e profilaxias (Brasil, 1998). A escola tem um papel essencial na formação de hábitos saudáveis e na consolidação de uma visão mais ampla e crítica de saúde, no entanto, para isso, os educadores necessitam ter formação e conhecimento suficientes.

Em trabalho que debate o papel do professor na Educação em Saúde na Escola, autor afirma que a responsabilidade dos docentes é enorme, cabendo a estes colaborar para o desenvolvimento do pensamento crítico do escolar, além de contribuir para que os jovens adotem comportamentos saudáveis. De acordo com Diniz et al, em relação as questões de saúde a falta de abordagens multidisciplinares da temática na escola, bem como a falta de qualificação dos professores são grandes obstáculos para a promoção da saúde.

A educação libertadora  fundamental na prática revolucionária, pois ele divulga a necessidade de uma revolução para depois pensar em educação. A necessidade de uma pedagogia da libertação popular afirmar-se em nosso cotidiano, porque em nossos corpos, mentes e em toda a prática social está a pedagogia do opressor, que legitima uma prática domesticadora, negando o direito de ser do povo. Pensar em um mundo mais justo, uma educação democrática, humanizadora é pensar em um mundo onde os homens amem, pois não se faz educação democrática sem amor, assim como não se faz homens sem o outro homem; pensar em um mundo democrático consiste em pensar o homem como ser reflexivo, transformador e conhecedor de sua própria história enquanto sujeito social. Não se pode falar de educação democrática e humanizada a e, Sobretudo na educação como transformação e reflexão afastando Freire da discussão o que justifica o entendimento de que um dos teóricos mais importantes para educação, no Brasil e no mundo.

4.2 Controle vetorial das arboviroses

Segundo Zara et al. “a etologia do A. aegypti beneficia sua ampla dispersão, favorecida nos ambientes urbanos, preferencialmente no intra e no peridomicílio humano”. Raramente são encontrados em ambientes semissilvestres ou onde não há presença intensa do homem. Seus criadouros preferenciais são recipientes artificiais, tanto aqueles abandonados a céu aberto, que servem como reservatório de água de chuva, como os utilizados para armazenar água para uso doméstico. A presença dos criadouros em ambiente de convívio com o homem favorece a rápida proliferação da espécie, por dois aspectos: condições ideais para reprodução e fontes de alimentação.

As arboviroses são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um problema global de saúde pública, em virtude de sua crescente dispersão territorial e da necessidade de ações de prevenção.

5. METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Suzete Dias Correia, localizada na Cidade de Massaranduba-Pb. Essa escola pertence à rede pública de ensino e atende a alunos no período vespertino.

O tipo de pesquisa utilizado é baseado na metodologia da pesquisa-ação e de caráter descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Essa metodologia implica o desenvolvimento de estudos junto a grupos sociais, nos quais é necessário que o pesquisador tenha compromisso com o grupo pesquisado a fim de buscarem a resolução de problemas de um problema coletivo

A proposta será realizada com os alunos do 7º ano do ensino Fundamental, pois nesse ano se trabalha o conteúdo vírus e as doenças causadas por eles. Inicialmente será realizada uma análise do currículo da rede municipal de ensino para identificar os projetos desenvolvidos nas Escolas com ênfase no ensino de Ciência e promoção da saúde no controle vetorial das arboviroses. Em seguida serão diagnosticados os conhecimentos prévios dos alunos do 7° ano do ensino fundamental da Escola supracitada, para que sejam realizadas atividades de sensibilização, através de uma sequência didática, com o propósito de despertar no aluno sua responsabilidade frente ao controle vetorial das arboviroses com aplicação de questionários. A sequência didática será aplicada conforme a elaboração de um plano de curso contendo:
● Disciplina, identificação do professor e turma (série/ano);
● Tema que será trabalhado;
● Lista dos conteúdos (conceituais procedimentais e atitudinais);
● Habilidades da BNCC (ou do currículo do seu sistema de ensino);
● Tempo de duração desta sequência;
● Forma de organização da turma;
● Descrição das aulas pensando em introdução, desenvolvimento e conclusão.
● Finalização da sequência didática.

O plano de curso será aplicado em parceria com os Professores da área de ciências para poder contemplar o que poderá efetivamente ser abordado e desenvolvido em sala de aula, de forma a envolver toda a comunidade escolar para desenvolver ações que minimizem os casos das arboviroses no município de Massaranduba.
Avaliação da ação pedagógica, no ponto de vista da proposta promovendo a participação e inclusão de todos os alunos, possibilita gerar um instrumento de comunicação que facilite a construção do conhecimento em sala de aula, que apoiam a tomada de decisões sobre o processo de ensino e aprendizagem com visando melhorá-lo. Dessa forma, o professor envolverá os educandos de forma a atingir a comunidade local e assim torná-los agentes ativos no combate a essa problemática.

Os dados quantitativos serão analisados por meio da estatística descritiva, sendo expostos por meio de gráficos e tabelas, utilizando para isso, os programas da Microsoft Excel 2010. Destaca-se que, os dados qualitativos serão transcritos e, assim, produzido um texto descritivo e interpretativo, para compreender as concepções dos sujeitos da pesquisa a respeito do tema estudado.

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