Оvário policístico e o que fazer a seguir?

Ovário policístico representa uma condição, na qual, aproximadamente, 10 pequenos cistos, com diâmetro entre 2 e 9mm, desenvolvem-se em um ou em ambos os ovários, e o volume de pelo menos um dos ovários exceda 10ml.A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é um transtorno crônico, complexo, heterogêneo, sub reconhecido, caracterizado pela combinação de sinais e sintomas de: excesso de hormônios andrógenos, disfunção ovariana, e/ou ovário policístico.De acordo com o National Institutes of Health, aproximadamente 4 a 10% das mulheres, em idade reprodutiva, sofrem com SOP.

Dentre as diversas Morbidades associadas com a SOP, vale ressaltar:
• Obesidade
Crianças com obesidade durante a infância representam um fator de risco para a SOP. Meninas obesas possuem um alto risco para o desenvolvimento SOP posteriormente na vida.
Em contrapartida, mulheres com SOP possuem uma chance maior de desenvolver obesidade, e vários estudos vem demonstrando que estas possuem um aumento de gordura visceral e subcutânea, além de possuir um perfil lipídico altamente aterogênico.
Contudo, não se sabe ao certo se a SOP leva a obesidade ou se a obesidade leva a SOP.
• Resistência à insulina
Estudos recentes mostram que hiperinsulinemia está presente em 85% das mulheres com SOP.
• Câncer
A presença de SOP representa uma associação de fatores de risco para o surgimento de câncer do endométrio
• Saúde mental

Vários estudos demonstram que, quando comparado a mulheres saudáveis, a presença de SOP está associada com várias desordens psicológicas, como depressão, incidentes com drogas recreativas, distúrbios alimentares, disfunção sexual, além de uma baixa autoestima e insatisfação com o corpo.
Dentre os tratamentos, mudança nos hábitos de vida é tido como primeira opção.
Estudos demonstram quem uma redução no peso corporal de, no mínimo, 5% é capaz de regular o ciclo menstrual, melhorar a fertilidade, reduzir os níveis de testosterona e insulina, diminuir a acne e o hirsutismo, além de promover benefícios psicológicos.
No entanto, até o momento, não existe dieta ou exercício que tenha se mostrado mais ou menos eficaz no manejo da SOP.

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *