5 dicas para divulgar e vender no Instagram

Nos últimos anos as redes sociais vêm sendo utilizadas como estratégia digital para fortalecer marcas e aumentar as vendas, e o Instagram é uma delas. O aplicativo tem mensalmente mais de 1 bilhão de usuários ativos, e o Brasil é o terceiro país com mais números de usuários, o que torna atrativo para a divulgação de marcas, produtos e serviços.

No momento que estamos vivendo de distanciamento social e fechamento estabelecimentos comerciais, a criatividade e a utilização de ferramentas digitais é indispensável, tanto para as vendas como para a divulgação da marca.

Mas e aí, como posso divulgar e vender no Instagram?

Nós temos 5 dicas que pode te ajudar nessa jornada e abaixo diremos como:

1. Crie uma conta comercial no Instagram

Criar uma conta no Instagram é um procedimento simples, você precisa baixar o aplicativo em um celular Smartphone ou Tablet, ele está disponível no Play Store (para celulares com Android), na App Store (para iPhone) e na Windows Phone Store (para celulares da Microsoft).

Depois de instalado, você iniciará o cadastro de sua conta no ícone no menu e pode iniciar as configurações e deixará a sua conta como Comercial.
Após as configurações, é hora de mostrar a sua imagem, coloque no perfil a foto do logo de sua empresa e incluia informações como o site, telefone para contato, endereço… é hora de mostrar que você existe e está disponível para atender.

2. Defina seu publico-alvo

A definição do público é essencial nessa etapa, você precisa saber muito bem quem são as pessoas que consomem o produto/ serviço, quem é o seu alvo para criar conteúdos e estratégias de vendas direcionadas a eles.
Pense comigo, você pode ter muito seguidores, mas nenhum deles tem o perfil que consomem seu produto/ serviço, o que isso vai te agregar? Por isso, você precisa de seguidores que se interessam pelo que você vende e que possam ser possíveis compradores.

3. Crie conteúdos e imagens para publicações

O Instagram é uma rede social visual, as pessoas passam um bom tempo olhando imagens, por isso, na hora de fazer publicações é indispensável ter imagens que remeta ao seu negócio, bem produzidas e que chame atenção, para não ser só mais uma.
Além da produção visual, a forma escrita vem para complementar seu conteúdo, utilize textos não muito longos e de fácil entendimento para explicar mais sobre a sua empresa, seu produto ou até mesmo o posicionamento da marca. Além de texto, a utilização de emotions é uma boa e divertida forma de se comunicar.
Estabeleça um cronocrama de publicações, ele ajudará muito na gestão da sua página, além de mostrar aos seus seguidores que você está presente e ativo no negócio.

4. Divulgue

No Instagram, existe vários formatos para você trabalhar e fazer a sua divulgação, que pode ser de forma organica (não paga) ou de forma patrocinada, pagando anuncios para o Instagram. Nesses dois formatos, você pode escolher a melhor opção para o seu negócio e iniciar a divulgação de seus produtos nos ícones disponíveis pelo Instagram, como:

• Feed de notícias: serve para publicações de fotos ou vídeos que ficarão disponíveis para todos que visualizarem o seu perfil ou quando fizer uma publicação. É o lugar onde a sua divulgação precisa ser bem elabora e chamativa, capriche nas imagens e vídeos.

• Instagram Stories: a publicação fica disponível por 24h e é uma excelente estratégia para aproximar as pessoas, você pode usar filtros, fazer pequenos vídeos, escrever enquetes com as pessoas para saber opinião delas, inserir Landing Pages, Quiz de perguntas e resposta… enfim, há diferentes funcionalidades disponíveis que farão o seu perfil mais interativo.

• Direct: é um recurso que permite trocar mensagens, fotos e vídeos de forma privada com seus seguidores ou com contas não privadas, essa função permite que sua empresa se aproxime dos seguidores, você pode direcioná-los à páginas de conversão e atrair a atenção deles para o seu produto/ serviço.

• IGTV: é o meio para publicações de vídeo de duração mais longa, você pode subir vídeos verticais com duração mínima de 15 segundos e máxima de 60 minutos. Qualquer pessoa cadastrada no Instagram pode ter um canal do IGTV. Você pode utilizar para fazer um breve relato do seu produto/ serviço ou até mesmo uma demostração para aguçar a curiosidade nas pessoas.

• LIVE: Acredito que após o surgimento da pandemia do COVID 19, você já deva ter ouvido falar bastante em LIVE, e o Instagram também oferece essa ferramenta. Você pode fazer vídeos ao vivo, com pessoas interagindo por mensagens, é uma maneira de divulgar materias sobre a sua empresa, convidar especialistas para falar sobre um determinado tema que possa agragar valor ao seu negócio e até mesmo ensinar algo relacionado a sua marca.

Outra maneira legal de divulgar no Instagram, mas que infelizmente é paga, é através de perfils influenciadores que indicam seus produtos/ serviços para os seguidores. Porém, precisa tomar muito cuidado com a contratação desse serviço, pois é necessário ter certeza que esses influenciadores estão engajados com a sua marca e que os seguidores são adequados para o seu tipo de negócio. A divulgação e indicação de clientes e pessoas próximas, também pode ajudar a alavancar as suas vendas, e o melhor, de maneira gratuíta.

5. Análises

Toda estratégia precisa ser analisada e medida, e no Instagram não é diferente. Quando você cria uma conta na rede social e divulga para todos, você precisa analisar como está sendo o desempenho, que tipo de publicação o seu público gosta mais, quais são os horários que seu conteúdo tem mais visualização e interação. Para fazer essas análises a própria ferramenta disponibiliza essa informações para você em configurações da conta, isso vai te ajudar na tomada de decisão mais eficiente e acertiva.

Bom, já vimos que com o Instagram e criatividade, muitas ideias legais podem ser desenvolvidas para a sua empresa se destacar no mercado e vender mais. Uma coisa que gosto de lembrar, é que cada rede social atinge um determinado público, se o seu está hoje no Instagram, ta esperndo o que para moventar a sua conta?

Já que estamos falando em Instagram, você conhece o Instagram da Mazzola Contabilidade? Ainda não? Está esperando o que para começar a nos seguir? @mazzolacontabilidade

E aí, gostou do conteúdo? Comente e conte para nós o que você faz para divulgar a sua marca e vender mais…

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