A import ncia do brincar na educação infantil

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Para entendermos a importância da brincadeira na educação infantil, temos que compreender, O porquê da “brincadeira” para criança? A criança desde seu nascimento já é vista como uma cidadã com direitos. Com direitos ao brinquedo e a brincadeira. Ao analisarmos um bebê batendo o pé em um brinquedo, podemos entender que ela já está experimentando a liberdade de bater o pé ou a mão, sendo assim, protagonista de sua brincadeira. A criança ao explorar brinquedos ou objetos, está tendo o direito de escolher, de tomar a decisão do que fazer, de como manipular, explorar e sentir as diferentes texturas, formatos e cores.

A criança pequena está em plena fase de desenvolvimento, interagindo, agindo, e se transformando e ao brincar ela evolui, fortalece as funções cognitivas, aprende a lidar com angústias, frustrações e anseios, desenvolve a coordenação motora, passa a compreender o papel das pessoas na sociedade, desenvolve a autonomia, as emoções, estabelece vínculos afetivos, testa habilidades físicas, constrói seus pensamentos, estrutura a sua própria forma de ver o mundo, desenvolve a imaginação, o controle, a criatividade, a cooperação, o relacionamento interpessoal e desenvolve o processo de aprendizagem.

Friedch Froebel e Piaget, representam em seus textos a importância do brincar:
“O brincar é a fase mais significativa do desenvolvimento da criança”, Froebel
Já Piaget, diz que “Quando brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois a sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui”.
Segundo a professora Tizuko Morchida, ressalta que o brincar e a educação andam juntas.
Ao relacionarmos a criança e a educação infantil, podemos dizer que ela acontece também na escola. Já que a educação infantil envolve qualquer forma de educação da criança, ou seja, ela na família, comunidade, sociedade e cultura.

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, as práticas pedagógicas têm como “…eixo norteadores as interações e as brincadeiras”. E para que as crianças avancem nos diversos universos sociais nos quais elas interagem é importante que o professor entre como mediador das relações entre as crianças e os diversos universos sociais nos quais elas interagem.

Logo, o educador como agente mediador e facilitador da aprendizagem, pode observar o brincar das crianças e assessorá-las disponibilizando de tempos em tempos novos brinquedos de modo a evoluir e diversificar as brincadeiras. Bem como, estruturar espaços lúdicos, organizar tempos de jogos, estimular a criatividade, desafiar e possibilitar às crianças o brincar de forma mais desenvolvida de modo que ao brincar as crianças se apropriem de todos os benefícios e conhecimento

Dessa forma, conclui-se que a brincadeira proporciona aprendizagem e insere a criança em um universo de sentidos e ações. Brincando a criança expressa sentimentos, fundamentais para a vida adulta. E no contexto escolar o educador tem um papel fundamental de mediar, dar qualidade no brincar às crianças, pois é na escola, e talvez somente na escola, que ocorram oportunidades para as crianças brincarem.

Bibliografia:

FROEBEL, F. Pedagogics of the Kindergarten – or his ideas concerning the play and plaything of the child. HARRIS, W.T. (Ed). The international series. New York/London: D. Appleton and Company, 1912. vol 30.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

NA INTEGRA – TIZUKO MORCHIDA – O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARTE 1/2. Univesp. Youtube.04.fev.2016. 28min07s. Disponível em: Acesso em: 18 maio de 2020.

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm

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