A importância da gestão do tempo

Se o tempo é escasso, por que não o aproveitamos bem?

Se temos total conhecimento de que nosso tempo é finito qual o real motivo para não aproveitar e desfrutar do que temos de mais precioso? Esta resposta está diretamente ligada à nossa gestão de sentimentos e como organizamos nossas prioridades e emoções.

Os seres humanos possuem prioridades básicas que são satisfeitas através dos nossos relacionamentos, trabalho, família, lazer e coisas que nos proporcionam o que conhecemos como felicidade. Porém, muitas vezes satisfazer essas necessidades exige de nós uma administração do que realmente nos importa e de quanto estamos dispostos a “trabalhar” para que isso se cumpra.

Nosso cérebro está programado para evitar que passemos por conflitos e por isso, todas que vez que precisamos incomodá-lo com novos desafios e mudança de hábitos, ele tende a nos sabotar e colocar no modo que chamamos de procrastinação.

O ato de procrastinar, palavra atualmente muito utilizada em gestão de tempo e carreira, significa adiar, deixar para depois determinada tarefa. Esse retardo em não fazer determinada ação faz com que o tempo, tão precioso, seja desperdiçado com coisas automáticas como estar nas redes sociais ou assistir televisão, por exemplo.

E assim vamos, pouco a pouco, perdendo o nosso tempo através do mecanismo de procrastinação de atividades que realmente importam e fazem a diferença em nossa vida. Mas como tudo na vida do ser humano é reversível para melhor, desde que ele busque por isso, quem aprende a lidar com a gestão do seu tempo pode encontrar boas oportunidades de ter sucesso e até mais horas livres no seu cotidiano.

Gestão de tempo: o que é isso?

A gestão é um termo muito utilizado por empreendedores e na administração de empresas, mas que está presente em todos os campos de nossa vida. Tudo em nós precisa de gestão, desde os nossos sentimentos e emoções, nossa conduta no trabalho até o nosso tempo.

Esse termo de controle e administração de nossas atividades é essencial para que possamos alcançar todo e qualquer objetivos e é a gestão de tarefas que tornam os esforços de um pessoa cada vez mais eficazes e otimizados, através da ideia central de fazer o melhor trabalho em menos tempo. É colocar eficiência em tudo o que se faz.

Para que exista a gestão do tempo eficaz uma pessoa terá que avaliar vários aspectos do seu cotidiano, como por exemplo, quais são as atividades mais importantes e quanto tempo elas demandam para serem executadas. Também será importante distribuir as tarefas pelo grau de importância e complexidade. Tudo isso para encontrar o ponto de equilíbrio que otimize o seu dia.

Vemos assim que a gestão do tempo é todo o processo de organização e planejamento de como o tempo que uma pessoa possui deve ser dividido entre as diversas atividades ao longo do dia. Seu objetivo é definir quanto tempo será utilizado em cada tarefa. Para facilitar dividimos tres tópicos essenciais para que você não esqueça:

1. Gerir o tempo é gastá-lo bem, nas tarefas certas em determinado momento.
2. Se você aprende a gerenciar o seu tempo na vida profissional terá mais qualidade de vida e espaço em outros aspectos da sua vida
3. A gestão do tempo esta baseada em conhecer suas prioridades e obrigações

Quando você aprende estas metas passa a trabalhar melhor em menos tempo otimizando assim todos os ângulos de sua vida. As principais vantagens para quem aprende a gerir o seu próprio tempo são as seguintes:

– Você ganha objetividade e tem menos trabalhos a serem repetidos;
– Mais tarefas são executadas em menor período de tempo, aumentando sua produtividade;
– Você se livra do estresse e dos prazos não cumpridos, aumentando sua qualidade no serviço executado;
– Mais oportunidades! Quem administra bem o seu tempo estará apto para perceber e receber novas propostas, podendo inclusive ter ganhos financeiros significativos e uma promoção no trabalho, por exemplo;
– Mais tempo livre para o que importa. O tempo é o mesmo para todo mundo, mas quem sabe administrá-lo consegue poupar para o que realmente importa;
– Sem perda de tempo! A pessoa que faz gestão de tempo não terá aquela sensação de desperdício de vida, pois sabe que empregou bem seus esforços na hora certa;
– Ótima reputação profissional. Gerir o tempo significa entregar os trabalhos no prazo certo, não se atrasar para reuniões e ser mais efetivo. Como consequência o profissional será visto como responsável e competente perante seus superiores, colaboradores ou parceiros.

Para que a gestão de tempo aconteça com efetividade a pessoa terá que investir esforços e muita organização. Fugir das armadilhas da procrastinação também é essencial e devem ser identificadas para melhorar a produtividade. Tudo isso na prática veremos a seguir.

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