Contabilidade e como aprender sobre lavagem de dinheiro

Table of Contents

A perícia contábil que muitas das vezes é determinante para a tomada de decisão do juiz de maneira técnica e científica em relação a um processo judicial trabalhista, fiscal e entre outros. Ela é tão importante justamente pelo modo como é feita e como são escolhidos os peritos que vão trabalhar no caso, o perito que é escolhido ele tem que ter uma conduta ilibada para ser livre de suspeitas e falácias, já que ele tem o propósito de demonstrar como foi feito o passo a passo de cada procedimento na perícia para a criação do laudo que vai servir como influência em uma possível decisão judicial. Consequentemente o laudo deve ser claro e objetivo, contendo com clareza a opinião de forma imparcial sobre a autenticidade das provas colhidas através das diligências feitas perante o processo. Uma coisa de suma importância no laudo é a metodologia usada na elaboração do caso, no qual conta muito na hora da decisão do juiz, o método mais adequado e utilizado na perícia contábil é o método científic, sem esse método o laudo passar inseguridade científica, tornando o indevido para seu propósito.

Os laudos contábeis chegam a ser um dos meio de comprovação de lavagem de dinheiro, através da perícia contábil financeira que busca por meio de operações e rastreio a conclusão de que se ouve ou não crime financeiro, uma das operações mais famosas que teve apelo até midiático foi a lava jato, com certeza teve ajuda da perícia contábil financeira para elucidação dos desvios de dinheiro, lavagem e corrupção, com isso já dá pra notar a dimensão que abrange a perícia contábil até para a ordem e o progresso no país. o trabalho tem que ser feito de maneira minuciosa e objetiva para quando chegar no juiz não resta mais dúvidas do crime financeiro ou também da falta dele.

Аção

Uma ação judicial ela é um direito de todo cidadão, porém não precisa ser um dever, justamente por este motivo criaram se outros meios para se resolver os conflitos de maneira que venha da celeridade ao entendimento entre as partes. Um deles é a mediação que visa a entrada de um terceiro elemento para restabelecer as conversas entre as partes, esse mediador tem que ser aprovado por ambas as partes, essa mediação muita das vezes evita uma batalha exaustiva na esfera judicial. Outro meio que buscar mais rapidez nas soluções entre as partes é a arbitragem, ela é um meio particular que serve de meio alternativo ao judiciário, cada parte pode escolher um árbitro ou também podem se juntar e escolher só um que seja imparcial e seja especializado na matéria, a depender do caso até um perito contador pode ser o árbitro. E por último tem a conciliação que é parecido com a mediação, porém aqui o conciliador pode propor soluções para que possam entrar em acordo o mais breve possível, se for benéfico para ambas as partes. Mas o que faz a conciliação e a mediação tão importantes são as decisões em conjunto, as partes tem que sentar e conversar como todo cidadão para resolver os impasses e só sai uma decisão quando todos concordam, não é uma decisão monocrática como nos tribunais em que o juiz dá a sentença e tá valendo e ambos tem que aceitar ou continuar recorrendo, perdendo tempo com uma coisa que muitas das vezes se resolveria com uma conversa.

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *