Educação matemática para estudantes

A aprendizagem dos conteúdos matemáticos para os alunos tanto do ensino fundamental como para o ensino médio, se apresenta nos bastidores escolares com grande dificuldade para os alunos. É uma matéria de difícil compreensão e aprendizagem para os mesmos, como indica pesquisa realizada na área(Quem disse isso?), sendo assim tem-se discutido sobre as diferentes metodologias de ensino que podem ser utilizadas para o ensino-aprendizagem nas escolas, segundo Pires (2000) buscar novos recursos metodológicos que atribuam às aulas de matemática um caráter inovador, com construção e manipulação de materiais nas atividades de sala de aula.

Entre elas destaca-se a utilização de materiais didáticos diferenciados, tratando-se de materiais didáticos manipuláveis, Lorenzato (2006) define material didático como “qualquer instrumento útil ao processo de ensino-aprendizagem” : Tangran, Ábaco, Sólidos, Material Dourado, Desafios com Palitos, Instrumento de Medida, Recortes, Dobraduras, Geoplano, Calculadoras, Computadores, Origamis, jogos, filmes, entre outros. Em meio a esta variedade de materiais, o autor destaca, em especial, o material didático concreto que, de acordo com ele, pode ter duas interpretações: “uma delas refere-se ao palpável, manipulável, e outra, mais ampla, inclui também as imagens gráficas”.

Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes

A procura por novas metodologias também está atrelada ao fato de que os índices escolares estão abaixo da média entre as expectativas que rodeiam os professores que ministram essa disciplina. De acordo com os dados do PISA – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes de 2018, os estudantes brasileiros seguem entre os últimos 10 colocados na prova de matemática (Ana Carolina Moreno e Elida Oliveira, G1, 03/12/2019). Motivo pelo qual impulsionam muitos professores a buscarem alternativas metodológicas para o ensino da matemática e consequentemente uma aprendizagem para os alunos.

O laboratório de ensino de matemática (LEM) é uma das alternativas metodológicas que pode proporcionar um resultado positivo para aliar a teoria com a prática na educação, pois é um ambiente que contém jogos e materiais didáticos, usando recursos e materiais diversos, é uma sala reservada e estruturada para o desenvolvimento de atividades que permitam a interação da prática com a teoria.

Esse ambiente é composto de mesas, cadeiras, computadores interligados em rede com acesso à internet, projetor multimídia, quadro, ventilador/ar condicionado, armários, livros didáticos do ensino fundamental e médio, materiais manipuláveis, materiais de apoio (régua, tesoura, cola, cartolina, folha sulfite, lápis de cor e etc) para a produção das atividades.

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/as-dificuldades-ensino-aprendizagem-no-ensino-fundamental-i.htm

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